Ouvindo...

USP estuda estrutura do cabelo brasileiro e busca voluntárias para pesquisa on-line e presencial

Iniciativa investiga características do cabelo brasileiro e suas particularidades; veja como participar

USP estuda propiedades do cabelo brasileiro

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP está conduzindo uma pesquisa sobre as propriedades mecânicas do cabelo brasileiro. O objetivo é mapear as necessidades específicas de diferentes tipos de fio — liso, ondulado, cacheado e crespo — para contribuir com o desenvolvimento de produtos cosméticos personalizados, mais eficazes e compatíveis com a diversidade capilar do país.

O estudo é realizado pelo Núcleo de Estudos Avançados em Tecnologia de Cosméticos (Neatec), sob coordenação da professora Patrícia Maria Berardo Gonçalves Maia Campos, e conta com a participação das pesquisadoras Sarah Matos e Letícia Kakuda.

Para viabilizar a pesquisa, o grupo busca voluntárias dispostas a contribuir com a ciência, de forma presencial ou on-line.

Como participar da pesquisa presencial

A etapa presencial é voltada para mulheres com idade entre 18 e 35 anos, com cabelos naturais — ou seja, sem uso de química como tintura, alisamento ou descoloração. São aceitos todos os tipos de cabelo. Não podem participar da pesquisa mulheres grávidas, lactantes, em menopausa, com doenças dermatológicas, sob medicação que afete a pele ou com histórico de alergias a cosméticos.

O procedimento, que dura cerca de 20 minutos, envolve a coleta de 20 fios de cabelo e medições instrumentais não invasivas no couro cabeludo. A atividade acontece na sala 39 do bloco A da FCFRP, no campus da USP em Ribeirão Preto.

O sol danifica o cabelo? Veja cuidados extras para deixar os fios saudáveis durante o verão

Para participar, é necessário entrar em contato com uma das responsáveis:

  • Amanda Marques: (16) 98840-6895
  • Maria Fernanda: (17) 99652-7880
  • Sarah Matos: (11) 95441-3446

Como participar da pesquisa on-line

Na etapa virtual, podem participar mulheres de 18 a 35 anos, com qualquer tipo de cabelo, com ou sem procedimentos químicos. As interessadas respondem a um formulário on-line sobre hábitos de cuidado capilar, tipo de fio, preferências e dificuldades encontradas no dia a dia.

O objetivo é reunir um panorama amplo e detalhado sobre como diferentes perfis cuidam dos cabelos e o que esperam dos cosméticos.

O questionário está disponível neste link: Formulário

* Sob supervisão de Enzo Menezes

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas