Vídeo: cachorro é resgatado após cair em galeria subterrânea em praia de Balneário Camboriú
Animal foi encontrado a cerca de 60 metros do ponto onde caiu, consciente, mas exausto e com dificuldade para respirar

Um cachorro de pequeno porte foi resgatado por bombeiros após cair em uma galeria subterrânea de macrodrenagem em uma praia de Balneário Camboriú, cidade do Litoral Norte de Santa Catarina. O animal foi localizado na manhã deste domingo (06), cerca de 60 metros distante do ponto onde havia caído, e precisou ser retirado pelos socorristas.
Um vídeo feito no local mostra o momento exato em que o cachorro volta à superfície e é salvo pelos bombeiros. (Confira ao final da reportagem).
A ocorrência foi registrada por volta das 8h05, na Avenida Atlântica. Segundo o 13º Batalhão de Bombeiros Militar (13º BBM), populares acionaram a equipe depois de perceberem que o cão havia caído por uma abertura na areia que dava acesso à galeria.
A estrutura tinha presença de água e apresentava difícil acesso. A abertura por onde o animal caiu tinha aproximadamente 1 metro quadrado e ficava a cerca de três metros de altura em relação ao solo.
Inicialmente, um salva-vidas que estava na praia entrou na galeria para avaliar a situação. O homem constatou que o local tinha aproximadamente 1,70 metro de profundidade e apresentava uma correnteza leve no sentido sul.
O cachorro não podia ser visto naquele momento, mas os socorristas conseguiram ouvir os movimentos do animal. Conforme avançava pela estrutura, ele se afastava cada vez mais do ponto de entrada, acompanhando o sentido da correnteza.
Na sequência, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar chegou ao local e disponibilizou lanternas para auxiliar nas buscas. Um militar também entrou na galeria para ajudar no resgate. Equipados, os dois socorristas começaram a percorrer a estrutura subterrânea, seguindo o curso da água.
Após aproximadamente dez minutos de buscas, o cachorro foi encontrado a cerca de 60 metros da entrada. Segundo os bombeiros, o animal estava consciente, mas cansado e com bastante dificuldade para respirar.
Os socorristas fizeram o reboque do cachorro até o ponto de acesso à galeria. Para facilitar a retirada, utilizaram uma escada disponibilizada pela equipe que estava do lado de fora.
Depois de retirado da estrutura, o quadro do animal ainda exigia atenção. Ele não conseguia permanecer em pé e apresentava tremores intensos. Com a ajuda de outros salva-vidas, populares e da própria proprietária, foram realizadas medidas para secar e aquecer o cachorro. Alguns minutos depois, o cão já se mostrou um pouco mais calmo e saudável.
A proprietária informou aos bombeiros que é médica-veterinária e que levaria o animal para uma avaliação em um hospital veterinário. O transporte foi realizado por ela com auxílio de populares. Após a conclusão do resgate, os guarda-vidas também refizeram o isolamento do ponto de acesso à galeria, com o objetivo de evitar novos acidentes.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Prefeitura de Balneário Camboriú para apurar as circunstâncias em que o cachorro caiu na galeria e as condições de isolamento e sinalização da abertura na faixa de areia da praia. Até o momento da publicação da reportagem, porém, ainda não obtivemos uma resposta. O espaço segue aberto.
Veja o momento em que o cachorro é resgatado
Vídeo: Cão é resgatado após cair em galeria subterrânea em praia de Balneário Camboriú
👉Leia mais em: https://t.co/kHC2ydDHwI
🎥Divulgação | CBMSC pic.twitter.com/IKwE18WZbb— Itatiaia (@itatiaia) September 7, 2026
Estudante de Jornalismo na PUC e apaixonada pela área, Gabriela Neves gosta de contar histórias empolgantes e desafiadoras. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e mundo. Tem experiência em marketing pela Rock Content, cobertura de cidades pela Record Minas e assessoria política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.



