Itatiaia

Eleições 2026: SC tem alerta vermelho de tempestade e granizo para domingo de votação; lista

Aviso de nível máximo do INMET prevê chuva acumulada superior a 100 mm/dia, ventos acima de 100 km/h e alto risco de estragos no domingo (4); confira a lista dos municípios catarinenses abrangidos pelo alerta de tempestade

Por
Chuvas fortes atingem Santa Catarina
Chuvas fortes atingem Santa Catarina no domingo (4) • Banco de Imagem / Pixabay

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitido um alerta de Grande Perigo, o nível mais alto de severidade, para tempestades de extrema intensidade que devem atingir Santa Catarina durante o próximo domingo (4), dia de eleição. O aviso entra em vigor a partir da 00h00min de domingo e permanece ativo até as 23h59min do mesmo dia.

O volume e a força dos ventos esperados trazem alto impacto potencial para as regiões afetadas, incluindo chuva acumulada superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm ao longo do dia além de ventanias severas com velocidade superior a 100 km/h. Há possibilidade de queda de granizo acentuada em pontos da região e grande risco de danos em edificações, interrupção no fornecimento de energia elétrica, destruição de plantações, queda de árvores, alagamentos graves e severos transtornos no transporte rodoviário.

Instruções de segurança e emergência

Em caso de agravamento da situação meteorológica, siga as orientações dos órgãos de proteção civil:

  • Rede elétrica: desligue os aparelhos elétricos diretamente na tomada e corte o quadro geral de energia da residência.
  • Proteção de pertences: em caso de risco de enxurrada ou alagamento, embale documentos e objetos de valor em sacos plásticos impermeáveis.
  • Abrigo seguro: evite permanecer ao ar livre ou em áreas descampadas durante a tempestade. Procure abrigo em edificações resistentes.
  • Canais de atendimento: para emergências e suporte, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Municípios afetados em Santa Catarina (SC):

Confira a lista dos municípios catarinenses abrangidos pelo alerta de tempestade de Grande Perigo:

  • Anchieta
  • Campo Erê
  • Dionísio Cerqueira
  • Galvão
  • Guarujá do Sul
  • Jupiá
  • Novo Horizonte
  • Palma Sola
  • Princesa
  • São Bernardino
  • São Domingos
  • São José do Cedro
  • São Lourenço do Oeste
Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Tópicos
 

 

Belo Horizonte