Itatiaia

Vídeo: morador registra eclipse lunar parcial no interior de São Paulo

O fenômeno começou às 22h24 de quinta-feira (27), pelo horário de Brasília

Por
Uma foto tirada em Burgos, no norte da Espanha, na noite de 27 para 28 de agosto de 2026, mostra a Lua na umbra da Terra durante um eclipse lunar parcial. • CESAR MANSO / AFP

Um morador de São Carlos, no interior de São Paulo, registrou o eclipse lunar parcial durante a madrugada desta sexta-feira (28).

Responsável pelas imagens relatou que começou a acompanhar o fenômeno por volta das 23h40 e que ele terminou próximo das 2h.

Eclipse lunar parcial: veja fotos do fenômeno pelo mundo

O eclipse lunar ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, fazendo com que a sombra do planeta seja projetada sobre o satélite natural.

Neste eclipse, cerca de 96,2% da superfície da Lua ficou encoberta, deixando o fenômeno próximo de um eclipse total e dando ao satélite um aspecto avermelhado.

Por

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu conteúdos para as editorias Turismo, Gastronomia e Emprego/ Concursos. Atualmente, colabora com as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo.

 

 

Belo Horizonte