Prefeitura de SP nega falha no Smart Sampa e atribui vazamento de dados a servidor
Prefeitura de São Paulo afirma que servidor vazou dados do Smart Sampa, nega falha de segurança e diz que funcionário foi afastado e é investigado

A Prefeitura de São Paulo afirmou que um servidor municipal foi responsável por vazar ilegalmente dados do Smart Sampa, sistema de monitoramento por câmeras da capital paulista. Segundo o Executivo municipal, o funcionário foi identificado, afastado e é investigado pela Guarda Civil Metropolitana.
A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi taxativa ao dizer que o vazamento não ocorreu por causa de uma falha de segurança da plataforma. O caso veio à tona após uma reportagem publicada nesta terça-feira (20) pelo portal UOL. A matéria apontou que dados sigilosos do sistema teriam ficado expostos na internet por cerca de 11 meses.
Segundo o portal, o material permitia o acesso indevido a imagens de mais de 58 mil câmeras conectadas ao Smart Sampa, incluindo equipamentos instalados em ruas, escolas, creches e hospitais.
O UOL disse ainda que a suposta falha em um “repositório” dava acesso a 181 logins e senhas de usuários autorizados, dados de mais de seis mil agentes de segurança e instruções para reproduzir o sistema em computadores ou celulares.
O outro lado: o que diz a Prefeitura de São Paulo
Em nota, a prefeitura classificou o episódio como um ato criminoso praticado por um servidor entre os mais de 7.500 agentes de segurança que atuam no município. A administração municipal afirmou que não houve uso indevido da plataforma e contestou a caracterização do caso como uma falha de segurança.
Segundo a prefeitura, o repositório disponibilizado ilegalmente na internet foi retirado do ar pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana. O órgão também afirmou que o material não continha senhas de acesso. A administração municipal informou que o Smart Sampa é fiscalizado pelo TCM (Tribunal de Contas do Município) e conta com consultoria especializada em governança e privacidade de dados.
As obrigações contratuais do programa incluem auditorias periódicas, testes de segurança, monitoramento, apresentação de relatórios técnicos e correção de eventuais vulnerabilidades. A CTIS (Coordenadoria de Tecnologia, Integração e Segurança), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana, é responsável pela supervisão e fiscalização da plataforma.
A prefeitura disse ainda que as câmeras instaladas em equipamentos públicos abrangem áreas de circulação comum, sem incluir consultórios, salas de atendimento ou ambientes assistenciais. Segundo o Executivo municipal, a captação de uma imagem não significa que a pessoa tenha sido cadastrada ou identificada pelo sistema.
Prefeitura destaca eficiência do Smart Sampa
A prefeitura afirma que as câmeras ligadas ao Smart Sampa auxiliaram na captura de 3.629 foragidos e na localização de 285 pessoas desaparecidas até esta terça-feira (20). O Executivo municipal diz que 1.044 pessoas foram presas em 2026, sendo 33 apenas neste mês. A gestão também informa que foram registradas 6.850 prisões em flagrante e 3.904 ocorrências relacionadas a veículos.
Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.



