Polícia Civil considera morte de mulher no Aeroporto de Congonhas como 'suspeita'
Vítima de 72 anos morreu ao cair da escada de desembarque na última semana

A morte de uma idosa, de 72 anos, que caiu da escada de desembarque de uma aeronave no Aeroporto de Congonhas, é considerada como suspeita pela Polícia Civil do Estado de São Paulo. O caso ocorreu na última sexta-feira (29) e, após atendimento médico, ela faleceu nesse domingo (31).
A instituição apura o caso desde a última sexta-feira (29), quando o filho da vítima compareceu à delegacia informando que a mãe teria sofrido uma queda ao desembarcar do voo LA3785, da Latam, que partiu de Ribeirão Preto, no interior paulista, com destino à capital.
Ela chegou a ser socorrida por uma ambulância do aeroporto, que prestou os primeiros socorros e depois realizou o encaminhamento da mulher para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jabaquara. Após os primeiros socorros, a mulher foi transferida para o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, mas não resistiu e morreu nesse domingo (31).
Conforme divulgado pela Polícia Civil nesta segunda (1º), o caso foi registrado como morte suspeita/morte acidental — classificações de óbitos não naturais ou por causas externas — na 2ª Deatur Congonhas.
Latam e Aena se posicionam sobre o caso
Em nota enviada à Itatiaia, a Latam lamentou a morte da mulher e afirmou que seguiu todos os protocolos previstos para esse tipo de ocorrência. A empresa também informou ser solidária à família da vítima. Confira nota na íntegra:
"A LATAM Airlines Brasil informa que, na última sexta-feira (29) uma passageira sofreu uma queda ao descer a escada durante o desembarque do voo LA3785 (Ribeirão Preto-Congonhas). Ela foi socorrida por uma ambulância para ser atendida em hospital da região, acompanhada por uma colaboradora da companhia que ficou no local até a chegada da família.
A LATAM lamenta profundamente o falecimento da passageira e é solidária com seus familiares. A companhia ressalta que segue todos os protocolos previstos para esse tipo de situação, reiterando que adota todas as medidas de segurança possíveis, técnicas e operacionais, para garantir uma viagem segura para todos."
A operadora portuária Aena Brasil também se pronunciou sobre o caso. A empresa responsável pelo o Aeroporto de Congonhas também lamentou o ocorrido e expressou solidariedade aos familiares e amigos da vítima. Veja posicionamento completo:
"A Aena informa que as equipes médicas do Aeroporto de Congonhas foram acionadas na última sexta-feira para atendimento a uma passageira que sofreu uma queda ao descer a escada durante o desembarque do voo. Após os primeiros socorros, a passageira foi removida para a UPA Jabaquara. A Aena lamenta profundamente o falecimento da passageira e expressa solidariedade aos familiares e amigos."
Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.



