Belo Horizonte
Itatiaia

Piloto morre em queda de aeronave de pequeno porte no interior de São Paulo

Um avião monomotor caiu e pegou fogo na madrugada deste sábado (18) em uma área rural de Altair (SP)

Por, de São Paulo
Divulgação | Polícia Militar

Uma aeronave de pequeno porte caiu, na madrugada deste sábado (18), na cidade de Altair, no interior de São Paulo. De acordo com os Bombeiros, o corpo do piloto, único ocupante do avião, foi encontrado carbonizado.

Ainda de acordo com a corporação, o acidente aconteceu por volta das 0h45, em uma fazenda na região de uma usina canavieira. Equipes da PM e do Corpo de Bombeiros foram acionadas após um funcionário da usina relatar ter visto um clarão e um foco de incêndio próximo à colheita de cana-de-açúcar.

Ao chegar ao local indicado, os policiais encontraram a aeronave completamente destruída e em chamas. As chamas foram controladas com o empenho de, ao menos, cinco bombeiros em duas viaturas e com auxílio dos brigadistas da usina. A área foi isolada e deixada em segurança. A Defesa Civil não chegou a ser acionada para a ocorrência.

O avião, modelo Cessna U206E, com identificação PT-XRI, estava com o certificado de aeronavegabilidade suspenso desde 9 de abril, de acordo com a Anac. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foi acionado e deve assumir a apuração das causas da queda da aeronave.

O que diz a FAB?

"A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, neste sábado (18/04), investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) — organização regional do CENIPA, com sede em São Paulo (SP) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-XRI, nas proximidades do município de Altair (SP). Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação".

Por

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduado em política e relações internacionais. Tem mais de 13 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.