PF prende 9 pessoas e apreende mais de 152 kg de drogas no Aeroporto de Guarulhos
Ações de fiscalização flagraram tráfico internacional e uso de documentos falsos

A Polícia Federal prendeu 9 pessoas e apreendeu 152 kg de drogas durante ações de fiscalização realizadas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. O balanço, realizado entre os dias 24 e 27, foi divulgado nesta segunda-feira (27).
No dia 25, os agentes identificaram duas malas suspeitas provenientes de um voo vindo do Catar. Após inspeção, foram encontrados 30 kg de haxixe. A bagagem estava vinculada a um passageiro britânico que não a retirou. No dia 27, ao tentar embarcar de volta ao exterior, o suspeito foi detido para averiguação de possível envolvimento no crime de tráfico internacional de drogas.
Ainda no combate ao tráfico internacional, entre os dias 25 e 26, duas brasileiras foram presas ao tentarem embarcar para o exterior transportando cocaína no interior do corpo.
No dia 27, um nigeriano e uma brasileira também foram presos em flagrante, em ações distintas, ao tentarem embarcar para o Catar com cerca de 3 kg de cocaína cada. Eles foram encaminhados ao hospital para acompanhamento médico, permanecendo sob custódia policial.
Durante fiscalização, uma boliviana foi flagrada tentando embarcar para a Espanha utilizando passaporte argentino. Em outra ocorrência, um nigeriano tentou embarcar para a França com passaporte brasileiro de terceiro. Ambos podem responder pelo crime de falsa identidade.
No mesmo período, um brasileiro foi detido por condenação por lesão corporal em contexto de violência contra a mulher. Em outra ação, foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por porte de droga para consumo pessoal, após a apreensão de pequena quantidade de maconha com passageiro em voo doméstico.
Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduado em política e relações internacionais. Tem mais de 13 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.



