PF investiga estelionato praticado por grupo criminoso contra a Caixa em SP

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Jacareí e Taubaté, Região do Vale do Paraíba, no interior paulista, nesta terça-feira (20)

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (20) duas operações de busca e apreensão como parte de uma investigação contra crimes de estelionato e associação criminosa que prejudicaram a Caixa Econômica Federal.

Segundo a PF, o esquema envolvia o uso de documentos falsos em nome de terceiros para abrir contas bancárias nas cidades de Jacareí e Taubaté, Região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.

Essas contas eram usadas para contratar empréstimos, e o dinheiro obtido era transferido para contas de “laranjas” e depois sacado pelos integrantes da quadrilha. Só nessa região, o prejuízo já passa de meio milhão de reais.

Leia também:

As investigações começaram em junho de 2023 e, nesta fase, tiveram como alvo duas pessoas apontadas como responsáveis pela abertura das contas e contratação dos empréstimos fraudulentos.

Durante a ação, celulares e documentos falsos foram apreendidos e serão analisados para ajudar na identificação de outros envolvidos no esquema.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 13 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Ouvindo...