Litoral de SP registra 219 afogamentos e morte de adolescente durante o Carnaval

A morte foi na Praia do Perequê, em Guarujá, litoral Sul paulista

O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBmar) divulgou, nesta quarta-feira (18), que houve 219 afogamentos e que uma pessoa morreu no litoral paulista durante os dias 14 e 17, período de Carnaval. A morte foi de um adolescente, de 15 anos, que se afogou na Praia do Perequê, no Guarujá, na Baixada Santista.

Segundo o GBMar, a vítima sumiu por volta das 17h de sábado (14). O adolescente estava acompanhado da família, que mora no bairro Jabaquara, na capital paulista, e acabou afundando nas águas. O tio ainda tentou resgatá-lo, mas não conseguiu.

Os familiares do rapaz informaram à corporação que o jovem, provavelmente, pisou em um buraco e submergiu. As buscas foram realizadas até a noite, com apoio de um helicóptero, mas não houve sucesso. Pescadores da região encontraram o corpo do adolescente no domingo (15).

Balanço por região

Baixada Santista (Guarujá, Santos, Praia Grande, Mongaguá e Bertioga)

Ocorrências de afogamento: 114
Vítimas salvas: aproximadamente 190
Óbitos por afogamento: 01 (Guarujá)
Vítimas desaparecidas: 01

Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba)

Ocorrências de afogamento: 90
Vítimas salvas: aproximadamente 130

Litoral Sul (Itanhaém e Ilha Comprida)

Ocorrências de afogamento: 15
Vítimas salvas: aproximadamente 28

Orientações

O GBMar reforça a importância de que os frequentadores do litoral:

  • Respeitem a sinalização das praias;
  • Evitem entrar no mar após ingestão de álcool;
  • Permaneçam próximos aos postos de guarda-vidas;
  • Redobrem a atenção com crianças.
  • Em caso de emergência, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

As equipes do GBMar intensificaram as medidas de prevenção, totalizando 52.186 ações preventivas registradas nos dias com dados consolidados. As prevenções incluem orientações diretas a banhistas, sinalização de áreas de risco e intervenções antecipadas para evitar afogamentos.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduado em política e relações internacionais. Tem mais de 13 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Ouvindo...