Irmão de Eloá, tenente Ronickson Pimentel recebeu relato emocionante da esposa
Esposa relatou medo do marido não voltar para casa há três anos

Uma mensagem emocionante de Cíntia Pimentel, esposa de Ronickson Pimentel dos Santos, tem repercutido nas redes sociais neste domingo (28). O tenente das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), que é irmão de Eloá, foi baleado na cabeça e está "lutando pela vida".
O texto, que está fixado no perfil da influenciadora, foi publicado em agosto de 2023. "Hoje, ele voltou, chegou inteiro, sem sequelas aparentes, talvez somente as psicológicas que eu sei que existem, mas ele insiste em me esconder. Não luto contra isso, já aprendi que eles são assim, é a forma que aprenderam a lidar com a vida que escolheram. E eu escolhi entender, escolhi acolher, escolhi esperar, todos os dias, pedindo a Deus que ele se tornasse invisível para a morte, pois eu sempre estaria aqui para ajudá-lo a suportar o peso da sua escolha", iniciou.
"Eu não sei como são seus dias durante o trabalho, não sei o que vê, não sei o que sente, não sei o que passa. Ele me mostra não temer, me mostra ser forte e corajoso, mas eu sei que seu maior desejo é voltar a ver os rostos daqueles de quem se despediu antes de sair. Alvos de quem pratica o mal, julgados por quem nunca defendeu uma vida sem nenhum interesse, criticados por quem justifica a maldade da sociedade, ainda assim, para os que nasceram com a vocação timbrada no peito, nada disso é capaz de fazê-los recuar", seguiu Cíntia.
A influenciadora continuou: "Eu não quero aqui tentar mudar o pensamento de quem não vê valor em seu trabalho, esses não são bem-vindos, não sabem o preço que se paga por defender o bem, esses minimizam a ilegalidade e desdenham da coragem daqueles que a enfrentam, mas esses mesmos não têm vocação para o bem, muitos se colocam em posições superiores, mas se tornam tão incapazes quando a face do mal chega até seus olhos. Esses são os que juram que sabem qual ação o policial deve tomar, mas que nunca teriam a mesma coragem ou capacidade psicológica de ser alguém que enfrenta o desconhecido para preservar a vida de desconhecidos."
"Parece loucura isso, né? Como alguém pode ser feliz defendendo quem não conhece, trocando seus dias gloriosos por medos, incertezas e riscos. Em troca de quê? Há algum valor que supere esses sentimentos? Tem algum preço que possa ser pago em troca dos momentos perdidos? Qual seria o preço a se pagar para quem jurou dar sua vida para cumprir seu dever? Existe algum valor que possa ser pago pela vida do que saiu e nunca mais voltou?", concluiu.
Web reage
A mensagem foi tomada por comentários se solidarizando com Cíntia. "Meu Deus, você sentindo esse medo com antecedência, sabendo do risco da profissão. Deu uma aula em um vídeo em que você narra um PM sendo hostilizado pela população a qual ele defende e acaba tomando um disparo na cabeça. Sua cabeça, sua mente e sua fé neste momento devem estar totalmente a mil. Não conheço vocês, mas após ver seu Instagram, eu e milhares de pessoas conseguimos sentir sua dor, obviamente impossível de ser na mesma intensidade que a sua. Força, mulher, estamos juntos com você em oração, são diversas as religiões, porém um só Deus, e que esse Deus tire seu guerreiro do hospital e te devolva do jeito que ele saiu da sua casa, cheio de amor e coragem, amor para com você e coragem para se arriscar por todos nós", escreveu uma pessoa.
"Profetizando milagre na vida do tenente Ronickson, que ele volte para abraçar a família dele, além de ser um policial ele é filho, esposo e pai, que o Senhor nosso Deus o proteja e o traga de volta em nome do nosso Deus Jesus", disse outra.
Estado de saúde
A Polícia Militar (PM) disse, neste domingo (28), que Ronickson Pimentel dos Santos está "lutando por sua vida". Em novo boletim médico, a corporação destacou que ele permanece internado na UTI do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, "sob monitoramento neurológico contínuo".
"O quadro de saúde permanece inalterado. O oficial segue em estado gravíssimo, porém estável, lutando por sua vida", divulgou por volta das 8h30.
Depois, às 11h, a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) trouxe uma nova atualização. "O Tenente Pimentel apresentou evolução positiva após a cirurgia. Seu quadro permanece grave e segue sob monitoramento intensivo na UTI, mas a resposta neurológica foi positiva. Seguimos em oração e confiantes em sua recuperação", escreveu.
Crédito: imagens obtidas pela CNN pic.twitter.com/rpfr4omaNp
— Itatiaia (@itatiaia) June 28, 2026
Tentativa de homicídio
Ronickson Pimentel dos Santos, tenente da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), foi baleado na cabeça durante uma tentativa de homicídio na manhã desse sábado (27), na Grande São Paulo. O crime ocorreu na Avenida Goiás, em São Caetano do Sul, e um vídeo mostra o exato momento em que os disparos foram feitos.
As imagens exibem quando uma moto para ao lado do policial, que também estava em uma motocicleta, e o garupa efetua os tiros. Logo depois, a dupla foge, e Ronickson cai com o veículo.
O policial foi baleado pouco depois de sair de uma academia. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local e, em seguida, encaminhado para um hospital pelo Águia do Grupamento Aéreo da PM.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a ocorrência foi encaminhada à Delegacia Sede de São Caetano do Sul e segue em andamento para identificar e localizar os autores do crime.
Suspeitos foram presos
A Polícia Militar (PM) prendeu os suspeitos de atirar contra o tenente Ronickson Pimentel. A corporação divulgou a informação neste domingo (28). Detalhes sobre a tentativa de homicídio serão repassados à imprensa pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) ainda hoje.
Tenente é irmão de Elóa, adolescente assassinada em 2008
Ronickson Pimentel dos Santos é irmão de Eloá, adolescente de 15 anos que foi sequestrada e morta pelo ex-namorado Lindemberg Alves. No ano passado, ele apareceu no documentário “Caso Eloá - Refém ao Vivo” , disponível na Netflix.
O crime aconteceu em 2008 e gerou diversos debates. À época, canais de televisão acompanharam o sequestro em tempo real.
Atualmente, Ronickson é casado com Cíntia Pimentel, que se identifica como influenciadora digital, e recentemente se declarou ao marido.
"Não é difícil falar de você, mas toda vez que falo, que penso ou escrevo, eu me sinto honrada como se descobrisse um pouquinho mais sobre você a cada dia, e tudo o que eu sei me admira e me orgulha. Por isso eu sempre serei a primeira espectadora, a que vem vibrar, aconselhar, elogiar e enaltecer em qualquer oportunidade que eu tiver. Te amo", postou na última segunda-feira (22).
Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‶NaTelinha” e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.



