Caso Gisele Santana: tenente-coronel será julgado pela Justiça comum
Advogado da família da soldado, José Miguel da Silva Júnior afirmou que os argumentos da família foram acolhidos pelo STJ

O tenente-coronel da Polícia Militar Geraldo Leite Rosa Neto, de 53 anos, acusado de matar a própria esposa, a soldado Gisele Alves Santana, de 32 anos, será julgado pela Justiça comum. A decisão foi proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca.
Com isso, o processo ficará sob responsabilidade da 5ª Vara do Júri da capital paulista. A decisão do STJ afasta a competência da Justiça Militar para julgar o caso.
Inicialmente, o caso foi registrado como suicídio. No entanto, a família da soldado denunciou o comportamento agressivo e possessivo do oficial, que está preso em um presídio militar em São Paulo. Segundo os familiares, o tenente-coronel não permitia que a esposa utilizasse salto alto, batom nem perfume.
Com os relatos dos familiares, a Polícia Civil iniciou uma série de procedimentos que apontaram o envolvimento do tenente-coronel na morte da esposa. Ele foi acusado e responde pelos crimes de feminicídio e fraude processual, caracterizada pela tentativa de alterar provas para enganar os investigadores.
O advogado da família da soldado Gisele, José Miguel da Silva Júnior, confirmou a decisão do STJ e disse que o entendimento do tribunal acolhe os argumentos da defesa. "Será processado e julgado pela Justiça comum, e não mais pela Justiça Militar, com base na nossa fundamentação. Sempre deixamos claro que não se trata de crime de natureza militar", destacou.
Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.



