Itatiaia

'Precisamos reagir' ao crime organizado, mas 'com inteligência', diz Barroso

Ex-ministro do STF Luís Roberto Barroso cumpriu primeira agenda pública, em São Paulo, nesta quinta-feira (30), após deixar a Corte, no início do mês

Por
Ex-ministro do STF, Luis Roberto Barroso
Ex-ministro do STF, Luis Roberto Barroso • Itatiaia | Yuri Cavalieri

O agora ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso fez nesta quinta-feira (30), em São Paulo, a primeira agenda pública após deixar a Corte. Borroso abriu o discurso, no 29º Congresso Abramge, falando sobre a violência no Brasil, com foco no que ocorreu no Rio de Janeiro, nesta semana.

“O Brasil é hoje o país mais violento do mundo. Em 2024, tivemos mais de 40 mil mortes violentas, intencionais, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Portanto, o Brasil tem cerca de 2,5% da população mundial e tem em torno de 10% dos homicídios. São números superiores aos países em guerra e, evidentemente, isso não deve ficar abaixo do nosso radar”, afirmou Barroso.

“Nós precisamos reagir e é preciso reagir com eventual confronto onde indispensável, mas sobretudo com inteligência e com a capacidade de monitorar fronteiras para não entrar drogas, não entrar armas, de monitorar as comunidades pobres para que armas e drogas também não entrem lá”, pontuou Luis Roberto Barroso.

Por

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduado em política e relações internacionais. Tem mais de 13 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

 

 

Belo Horizonte