Itatiaia

Ônibus que tombou e deixou pelo menos dez mortos no RJ era clandestino, diz ANTT

Veículo de placa AKY-3454, envolvido no acidente na BR-040 não estava habilitado nos sistemas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para realizar o transporte interestadual de passageiros

Por e 
Coletivo transportava 49 passageiros com destino a Copacabana quando sofreu o acidente na altura de Petrópolis • Divulgação / Bombeiros

O ônibus de turismo que tombou na BR-040 em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, neste domingo (16), não estava habilitado para realizar transporte interestadual de passageiros. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com a instituição, a operação é caracterizada como transporte clandestino de passageiros.

O ônibus transportava 47 pessoas, além dos dois motoristas, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal. Ainda segundo a corporação, dez pessoas morreram. O coletivo da empresa Estrela Guia Turismo saiu de Belo Horizonte com destino a Copacabana, no Rio de Janeiro. Em nota, a Polícia Civil informou que a investigação sobre o acidente está em andamento.

O veículo, que tinha placa AKY-3454, estava registrado em nome da Dinna Ellles Turismo, com comunicação de venda para a PIT Tur Transportes Ltda. Nenhuma das duas empresas está habilitada pela ANTT. A empresa Estrela Guia Turismo foi apontada como responsável pela viagem, mas também não é habilitada para realizar o transporte interestadual de passageiros.

O ônibus conta ainda adesivo da ANTT em nome da empresa Samara, que também está inapta. "Diante das informações disponíveis até o momento, a operação é caracterizada como transporte clandestino de passageiros", afirmou.

Em nota oficial, a Estrela Guia Turismo lamentou a tragédia, informou que está prestando suporte às famílias e afirmou colaborar integralmente com as investigações das autoridades.

O acidente causou o bloqueio total do tráfego na descida da Serra de Petrópolis, no sentido Rio de Janeiro, gerando retenção na via. A pista foi completamente liberada por volta das 7h45, após a conclusão dos trabalhos de emergência e perícia no local.

Por

Jornalista formada pelo UniBH, é apaixonada pelo dinamismo do factual e pelo poder das histórias bem narradas. Com trajetória que inclui passagens pelo Sistema Faemg Senar, jornal Estado de Minas e g1 Minas, possui experiência em múltiplas plataformas e linguagens. Atualmente, integra a redação da Rádio Itatiaia, onde acompanha os principais acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo

Por

Jornalista pela PUC Minas. Na Itatiaia, escreve para Minas Gerais e Brasil. Anteriormente, trabalhou no jornal Estado de Minas como repórter de Gerais, com contribuições para os cadernos de Política, Economia e Diversidade.

Por

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

 

 

Belo Horizonte