Itatiaia

Zoológico de BH oferece alimentação especial aos animais para comemorar a Semana das Crianças

Alimentação diferenciada na área externa dos recintos busca estimular o comportamento natural dos bichos e aproximar o público da rotina de conservação animal

Por
Animais do Zoo de BH recebem alimentação especial na Semana das Crianças • Suziane Brugnara / PBH

Durante a Semana das Crianças, os visitantes do Zoológico de Belo Horizonte têm oportunidade de acompanhar de perto uma atividade especial no cotidiano das espécies. Diversos animais recebem ações de enriquecimento nutricional e ambiental diretamente na área externa dos recintos. A iniciativa tem como objetivo estimular comportamentos naturais, como a busca por alimentos, a exploração do espaço e o uso do faro, além de facilitar o contato visual do público com os bichos.

Desenvolvidas sob a orientação da Equipe de Bem-estar Animal e executadas pela seção de nutrição do Zoo, essas refeições preparadas de maneira diferenciada promovem estímulos físicos e emocionais, complementando a dieta regular. Paralelamente, os tratadores disponibilizam elementos como camas de feno e estruturas de estímulo específicas, a exemplo de balanços de cordas para os primatas.

O Programa de Bem-estar Animal do Zoo de BH é reconhecido em âmbito nacional pela qualidade técnica e pelos resultados alcançados no estímulo à diversidade comportamental das espécies nativas e exóticas. Essas ações reforçam as atividades pedagógicas de educação ambiental, permitindo que a equipe demonstre na prática os conteúdos explicados aos visitantes, o que amplia a conscientização para a conservação da fauna.

De acordo com a diretora de Zoobotânica, Sandra Cunha, os animais contam com total liberdade para escolher onde permanecer nos espaços.

"Aqui no Zoo de BH os animais são livres para se abrigarem, a qualquer momento, onde desejarem em seus recintos, seja na área restrita, que o visitante não enxerga, seja na área aberta, acessível aos olhos do público. Isso significa que, em alguns momentos do day, a depender da espécie e dos hábitos que ela tem, o animal pode preferir passar longas horas recolhido, longe do barulho, em uma área coberta, com sombra, assim como nós, humanos, também às vezes preferimos nos afastar do barulho, da multidão, do calor ou do frio, por exemplo", destaca.

Programação de enriquecimento nutricional e ambiental

Os horários informados são estimativas e podem sofrer adaptações conforme a rotina de manejo e bem-estar dos animais.

Terça-feira

  • 9h: Gorilas e parauacu

  • 9h30: Furões

  • 14h: Elefante e cobra-do-milho

  • 14h30: Onça-pintada e gorilas

Quarta-feira

  • 9h: Gorilas, elefante e arara-azul-grande

  • 14h: Aves do recinto de imersão e elefante

  • 14h30: Gorilas, onças-pardas, leão e onça-pintada

Quinta-feira

  • 9h: Gorilas e peixes do tanque 22 do Aquário da Bacia do Rio São Francisco

  • 14h: Elefante

  • 14h30: Gorilas, onça-pintada e arara-canindé

Sexta-feira

  • 9h: Gorilas, elefante e jacaré-do-papo-amarelo

  • 14h: Elefante e sauim-de-coleira

  • 14h30: Gorilas, onça-pintada, onças-pardas e leão

Sábado

  • 9h: Gorilas e elefante

  • 9h30: Aves do recinto de imersão

  • 14h: Aves do recinto de imersão e elefante

  • 14h30: Gorilas

Domingo

  • 9h: Gorilas e elefante

  • 14h: Elefante

  • 14h30: Gorilas

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

 

 

Belo Horizonte