Vídeo: jovem morre após levar tapa e spray de pimenta da PM no interior de Minas
Familiares pedem justiça por Ariel dos Santos Ferreira de 20 anos e afirmam que policiais não prestaram socorro ao jovem Piedade de Ponte Nova

Um jovem de 20 anos morreu, depois de levar um tapa e ser atingido por spray de pimenta após uma abordagem da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), nessa sexta-feira (11), em Piedade de Ponte Nova, Zona da Mata Mineira.
Em entrevista à Itatiaia, a irmã de Ariel dos Santos Ferreira contou que, por volta das 22h dessa sexta, ela, o irmão e um grupo de amigos estavam indo para uma festa quando foram abordados por uma viatura da PM.
"Até aí tudo tranquilo, revistaram ele [Ariel] normalmente e liberaram. Em seguida, meu irmão foi urinar em um 'cantinho' do mato", relembra Angel.
Neste momento, segundo a irmã, um dos policiais se aproximou e começou a gritar com Ariel sem motivo aparente. Ainda de acordo com o relato, o jovem tentou explicar que estava apenas urinando, mas levou um tapa forte na nuca.
A partir deste momento, imagens enviadas à Itatiaia mostram que Ariel e dois policiais discutem e em seguida um dos militares joga spray de pimenta bem próximo do rosto dele.
"Meu irmão ficou tonteado e desnorteado. Acabou caindo de cabeça no chão convulsionando" descreve Angel.
Ainda nos vídeos é possível ver que os amigos tentam prestar socorro a Ariel, enquanto discutem com os policiais:
"Você falou que eu bati nele?", diz um dos policiais.
"Bateu, eu vi, tá todo mundo aqui de prova", respondem outros dois homens que tentam ajudar a vítima. Em seguida um dos homens pede socorro aos policias: "Vocês tem que resolver aqui também".
A irmã do jovem afirmou que a família está indignada. Segundo ela os policiais não prestaram socorro e demoram a acionar uma ambulância.
Ariel foi encaminhado para o Hospital geral em Ponte Nova, onde os médicos disseram para a família que o jovem já chegou no hospital sem vida.
Ele foi sepultado neste domingo (13).
Sem passagens
Angel relatou que Ariel trabalhava com servente de pedreiro e não tinha passagens pela polícia. A informação foi confirmada pela reportagem com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG).
"Foi muita covardia, não achei que ia acabar dessa maneira", lamentou a irmã.
Versão da PMMG
No boletim de ocorrência, os militares afirmam que, durante a noite de sexta-feira (11), abordaram o grupo que aparentava "atitude suspeita" mas não encontrou nenhuma substância ilícita ou irregularidade.
Ainda segundo a versão, após serem liberados, Ariel permaneceu com "visível alteração, fala desconexa e andar cambaleante", ainda de acordo com os policiais ele aparentava estar sob efeito de substancias.
Em seguida, de acordo com a versão da PM, Ariel passou a urinar em via pública "mostrando o pênis para quem estava no local".
O militar diz que Ariel não acatou a ordem de cessar o ato e desacatou o policial. Em um trecho do boletim a situação é descrita da seguinte maneira:
"Ariel permaneceu mandando os policiais 'tomar no c*' e tentando avançar em direção aos militares, gerando aumento da tensão no local e risco à integridade física dos envolvidos".
Na versão dos policias não houve tapa ou agressão física e foi realizado manobras de reanimação, versão que a família contesta.
A Itatiaia procurou a Polícia Militar neste domingo (13) e nesta segunda-feira (14), mas não obteve resposta. O espaço segue aberto.
Veja o vídeo
Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu conteúdos para as editorias Turismo, Gastronomia e Emprego/ Concursos. Atualmente, colabora com as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo.



