Itatiaia

Vídeo: filete de água volta a descer em cachoeira que secou em MG

Volume de água está longe do normal, mas banhistas já aproveitam para se refrescar

Por
Vídeo: filete de água volta a descer em cachoeira que secou em Minas. • Itatiaia

Depois de secar em razão da estiagem de meses que atingiu Minas Gerais, um filete de água voltou a descer na cachoeira Bom Despacho, localizada em um trecho da Estrada Real em Santa Cruz de Minas, no Campo das Vertentes. A volta da água é resultado das chuvas de outubro. O volume pequeno de água que desce das rochas já foi suficiente para aumentar o nível das piscinas naturais que se formam na parte plana do terreno.

Mesmo ainda longe do ideal, alguns banhistas aproveitaram para se refrescar na tarde dessa sexta-feira (18), quando a reportagem da Itatiaia esteve no local.

A cachoeira Bom Despacho fica na Serra São José, perto de Tiradentes, no Marco Zero da Estrada Real, e é atrativo para turistas que visitam cidades históricas da região do Campo das Vertentes. No entanto, a beleza natural secou em setembro devido a meses sem chuva. Em tempos de estiagem é comum o volume da queda de água diminuir, mas não secar completamente, como registrado em setembro.

A previsão do tempo é de mais chuva para a região nos próximos dias. O Campo das Vertentes, inclusive, está em alerta do Inmet para risco de tempestade neste sábado (19).

Menor cidade

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Cruz de Minas tem área total é de 3,5 km2, menor território de uma cidade no Brasil. Muitos bairros de Belo Horizonte são maiores que a cidade do Campo das Vertentes.

Relembre quando a cachoeira secou:

Assistir vídeo:
Por

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está como editor de Cidades, Brasil e Mundo.

 

 

Belo Horizonte