Vídeo: ‘chafariz’ provocado por rompimento em tubulação causa cratera em BH
Imagens mostram água irrompendo do buraco e atingindo entrada de um prédio

O rompimento de uma tubulação entre as ruas Iraí, Macau e Gentios, no bairro Coração de Jesus, na Região Centro-Sul de BH, provocou um “chafariz” na madrugada desta quinta-feira (14/5). Imagens mostram a água irrompendo do buraco e atingindo a entrada de um prédio a metros de distância.
Segundo a Copasa, houve o rompimento de uma rede que abastece a região na noite dessa quarta-feira (13). Moradora da região, Fernanda Godoy, de 22 anos, afirma que o buraco se abriu de madrugada. "Acordei com um barulho de tempestade, era muita água. Foi igual a um chafariz, só que da altura de uma árvore", contou à Itatiaia.
Um vídeo gravado de um prédio próximo ao local mostra que a água chegou a atingir a fiação de um poste.
A Copasa afirma que equipes técnicas estão mobilizadas desde a madrugada desta quinta-feira (14/05) para realizar a manutenção na rede. Questionada, a companhia não informou o que provocou o rompimento da tubulação.
De acordo com a Copasa, a tubulação que se rompeu fica próxima a uma rede da Gasmig, por isso, para dar continuidade aos trabalhos com segurança, as equipes precisaram aguardar a avaliação técnica da concessionária de gás. A companhia informou ainda que, por questões de segurança e em razão da complexidade da ocorrência, ainda não é possível informar uma previsão para a conclusão dos serviços.
“Apesar da necessidade de fechamento do registro da rede no local, até o momento não houve registro de desabastecimento de água. Ainda assim, a Copasa orienta os moradores, principalmente aqueles imóveis que não possuem reservatório ou contam com baixa capacidade de armazenamento, a utilizarem a água de forma consciente durante o período de realização dos serviços”, informou a companhia.
Cratera
O rompimento da rede provocou uma cratera entre as ruas Iraí, Macau e Gentios. "O local encontra-se devidamente sinalizado, com desvio de trânsito já estabelecido pela BHTrans", informou a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb).
Pela manhã, a cratera provocou uma confusão no trânsito local.
Jornalista pela PUC Minas. Na Itatiaia, escreve para Minas Gerais e Brasil. Anteriormente, trabalhou no jornal Estado de Minas como repórter de Gerais, com contribuições para os cadernos de Política, Economia e Diversidade.



