Belo Horizonte
Itatiaia

Veja vídeo de como ficou o local onde avião bateu em prédio e caiu em BH

Quatro viaturas dos bombeiros foram mobilizadas; ainda não há confirmação de vítimas

Por e 
Avião bate em prédio e cai em Belo Horizonte • Redes sociais/ Reprodução

Um avião bimotor de pequeno porte caiu na manhã desta segunda-feira (4) no bairro Silveira, na região Nordeste de Belo Horizonte, após bater contra um prédio de três andares.

De acordo com os bombeiros, o acidente ocorreu na Rua Ilacir Pereira Lima, na altura do número 667, em frente a um supermercado. Quatro viaturas foram mobilizadas para atender à ocorrência.

A Polícia Militar (PM) também está no local e realiza o isolamento da área para garantir a segurança. Veja

A aeronave atingiu a estrutura do prédio antes de cair em um estacionamento.

O que se sabe sobre a queda

A queda de um avião monomotor matou o piloto e o copiloto e deixou três pessoas em estado grave no final da manhã desta segunda-feira (4), no bairro Silveira, Região Nordeste de Belo Horizonte. As cinco vítimas estavam na aeronave. A tragédia mobiliza várias equipes do Corpo de Bombeiros, do Samu e das polícias Civil e Militar.

O trajeto da aeronave até atingir o prédio foi filmado por câmeras da Globo Minas. Pelas imagens, é possível ver que o piloto desviou de edifícios maiores.

A administração do Aeroporto da Pampulha confirma que a aeronave PT-EYT, modelo P32R, decolou da pista do aeroporto às 12h16 desta segunda-feira (4). O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) já foi acionado pela equipe do aeroporto, que prestará apoio integral ao órgão na apuração das causas.

Extrema complexidade

O tenente Raul Souza, do Corpo de Bombeiros, detalhou a situação das vítimas após a queda de um avião de pequeno porte na Região Nordeste de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (4). Ele descreveu o momento do resgate como um cenário de extrema complexidade. O impacto ocorreu especificamente entre o terceiro e o quarto andar, deixando parte da estrutura do avião cravada no prédio.

Uma das vítimas foi encontrada em uma situação crítica, projetada para a caixa de escada do edifício devido à força da colisão. "Uma delas estava semiconsciente, em 'gasping', pendurada com as pernas para cima e o corpo para baixo", relatou o tenente.

Uma moradora do bairro Silveira, onde caiu um avião de pequeno porte em Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (4), relatou ter ouvido um barulho "absurdo" e um cheiro forte no local após a ocorrência. Cinco pessoas estavam no monomotor. O piloto morreu e as outras estão com ferimentos graves.

"A gente estava trabalhando e começou a conversar sobre o almoço. Do nada, veio um barulho muito alto, um estrondo absurdo e um cheiro muito forte de querosene. Aí eu fiquei preocupada de ser alguma coisa aqui no prédio mesmo", relatou Maria Eduarda Teles.

O que dizem as autoridades:

Força Aérea Brasileira (FAB):

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informa que, nesta segunda-feira (04/05), investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), com sede no Rio de Janeiro (RJ), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo uma aeronave de matrícula PT-EYI, em Belo Horizonte (MG).

Durante a ação inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.

Polícia Civil

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apura as causas e circunstâncias da queda de uma aeronave, registrada na tarde desta segunda-feira (4/5), no bairro Silveira, na capital.

De acordo com informações preliminares, cinco pessoas ocupavam o monomotor no momento do acidente.

A perícia oficial e o rabecão foram acionados e compareceram ao local. Os corpos das vítimas fatais, piloto e copiloto, serão encaminhados ao Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette, onde serão submetidos a exames. As demais vítimas foram socorridas e encaminhadas para atendimento médico.

A ocorrência segue em andamento, com atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Outras informações serão repassadas após o encerramento da ocorrência.

Por

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Por

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.