Vai chover em BH nesta sexta-feira (2)? Confira a previsão do tempo
Capital mineira está entre as 762 cidades na lista de alerta amarelo (perigo potencial) para tempestade com granizo

A previsão do tempo para Belo Horizonte nesta sexta-feira (2) é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva fortes, acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento a qualquer hora, segundo a Defesa Civil municipal. Além disso, a capital mineira está entre as 762 cidades na lista de alerta amarelo (perigo potencial) para tempestade com granizo, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo a Defesa Civil de BH, a temperatura mínima foi de 17,6 °C, a máxima estimada é de 30 °C e a umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 45% no período da tarde.
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) também alertou para a possibilidade de tempestades acompanhadas de granizo e rajadas de vento. Segundo o Executivo municipal, as projeções atuais indicam que, entre sexta-feira (2) e sábado (3), os ventos poderão atingir velocidades de até 70 km/h.
Orientações da Defesa Civil
- Redobre a atenção e evite áreas sujeitas a alagamentos e inundações, principalmente durante períodos de chuva forte;
- Não atravesse ruas alagadas e não permita que crianças brinquem em enxurradas ou próximo a córregos e ribeirões;
- Durante tempestades e ventos fortes, não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
- Moradores de áreas de encostas e morros devem manter atenção redobrada e observar possíveis sinais de risco;
- Verifique o telhado, reforce o madeiramento e faça a amarração correta das telhas;
- Guarde objetos soltos no lote, recolha ou fixe vasos de plantas, móveis de jardim, antenas e entulhos que possam ser arremessados pelo vento.
- Durante o vendaval, mantenha a casa toda fechada, evitando a entrada do vento na moradia;
- Se abrigue nos cômodos internos, fique longe de portas e janelas de vidro;
- Acompanhe os alertas, monitore os avisos meteorológicos oficiais da Defesa Civil.
Alerta do Inmet
Em Minas Gerais, 762 cidades estão sob alerta amarelo (perigo potencial) para tempestade nesta sexta-feira (2). Segundo o Inmet, há possibilidade de chuva com volume entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. O órgão informa que há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O alerta é válido até as 23h59 desta sexta-feira.
Áreas em Minas sob alerta:
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
- Central Mineira
- Zona da Mata
- Vale do Rio Doce
- Oeste de Minas
- Sul/Sudoeste de Minas
- Campo das Vertentes
- Metropolitana de Belo Horizonte
- Jequitinhonha
- Noroeste de Minas
- Vale do Mucuri
- Norte de Minas
Jornalista pela PUC Minas. Na Itatiaia, escreve para Minas Gerais e Brasil. Anteriormente, trabalhou no jornal Estado de Minas como repórter de Gerais, com contribuições para os cadernos de Política, Economia e Diversidade.



