Belo Horizonte
Itatiaia

Sob forte comoção, mãe que foi decapitada pelo próprio filho em BH é velada; veja vídeo

Durante o velório de Jussara Maria Rodrigues, familiar afirmou que o sobrinho agia de forma incomum dias antes do crime e defendeu que ele receba tratamento adequado

Por e 
Sob forte comoção, mãe que foi decapitada pelo próprio filho em BH é velada; veja vídeo
Sob forte comoção, mãe que foi decapitada pelo próprio filho em BH é velada; veja vídeo • Foto: Amanda Antunes

Jussara Maria Rodrigues, a mulher que foi decapitada pelo próprio filho na madrugada de segunda-feira (22), foi velada sob forte comoção, no bairro Jardim Alvorada, nesta terça-feira (23).

Carlos Murilo, irmão de Jussara, em entrevista à Itatiaia, afirmou que o sobrinho já apresentava comportamento diferente do habitual há alguns dias. "Eu falei 'esse menino não está legal', a gente estava conversando com ele e ele cantando ópera. Quando o policial entrou no apartamento, ele disse: "Matei minha mãe, não tem jeito de fazer mais nada' e estava cantando, ele nem sabe o que fez.", contou.

O tio ainda espera que o jovem receba o tratamento adequado. "Eu sei que ele não estava em seu juízo perfeito e nós temos que entender, como família, que ele é uma pessoa boa. Atrás dessa maldade tem uma pessoa boa, carinhosa e inteligente. A gente tem que trabalhar para recuperar ele", desabafou Carlos.

Veja tudo que se sabe

Uma mulher foi decapitada com uma faca de cozinha pelo próprio filho na manhã desta segunda-feira (22), no bairro Ermelinda, na Região Noroeste de Belo Horizonte. 

Quem é o suspeito?

  • Informações iniciais da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) apontam que o suspeito, de 27 anos, tem esquizofrenia. 
  • “De acordo com vizinhos, ele tem esquizofrenia, já estava brigando com a mãe devido à posse do apartamento. Ele não queria que a mãe morasse no apartamento. Já estava havendo uma briga, porque ele morava em Portugal”, afirmou o sargento Ellys.

Suspeito foi preso?

  • O suspeito foi preso em flagrante no local do crime. A PMMG foi acionada por vizinhos que perceberam uma briga entre o filho e a mãe.
  • “Quando chegamos ao local, ele não quis abrir a porta. A gente teve que arrombar a porta, mas ele não resistiu à prisão e confessou ter matado a mãe”, afirmou o sargento. 
  • O suspeito foi levado para o hospital Odilon Behrens.

Quem é a vítima?

  • A vítima foi identificada como Jussara Maria Rodrigues da Cruz. Em entrevista à Itatiaia, o irmão dela descreveu a mulher como uma pessoa trabalhadora, comunicativa e dedicada aos filhos. "Minha irmã era super gente boa, popular, comunicativa, trabalhadora. Era mãezona, dava de tudo, dava a vida pelos filhos", afirmou.
  • Ao falar sobre a relação entre Jussara e o filho suspeito do crime, o irmão se emocionou ao destacar o carinho que ela tinha por ele. "Nossa, ela amava. Amava a vida dele. Minha irmã proporcionou tudo para ele. Fez de tudo pelos filhos", disse.

Agressão anterior

O irmão da vítima contou ainda que, há cerca de duas semanas, um episódio de violência já havia dado sinais do perigo. O filho teria revirado a casa e trancado a mãe do lado de fora em uma noite fria. O irmão, ao chegar para socorrê-la, tentou acionar a polícia, mas foi impedido pela irmã, que queria proteger o filho.

“Quando eu estava acionando o 190 para vir ajudar, ela tomou o celular da minha mão. No mesmo instante em que ela se sentiu protegida pela chegada da polícia, ela já sentiu compaixão do menino”, revelou o irmão.

Para ele, esse gesto resumiu a vida da irmã: “Se ela errou nesse tipo de situação, ao tomar o celular da minha mão e tal, ela errou tentando acertar”.

O tio do suspeito disse que ficou sabendo sobre o suposto quadro de esquizofrenia dele pela irmã. Segundo o relato, o filho teria adoecido após um período vivendo em Portugal com o pai.

Por

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas, é repórter da Itatiaia desde abril de 2023, na equipe de redes sociais. Já passou pela redação do jornal Estado de Minas e assessoria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tem experiência principalmente em vídeos, podcasts e reportagens multimídia.

Por

Amanda Antunes cursou jornalismo no Unileste (Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais), com graduação concluída na Faculdade Estácio, em Belo Horizonte. Em 2009, começou a estagiar na Rádio Itatiaia do Vale do Aço, fazendo a cobertura de cidades. Em 2012, chegou à Itatiaia Belo Horizonte. Na rádio de Minas, faz parte do time de cobertura policial - sua grande paixão - e integra a equipe do programa ‘Observatório Feminino’.