Belo Horizonte
Itatiaia

Réu por homicídio, idoso com Alzheimer é absolvido em BH: 'incapaz de entender o crime'

Em julgamento nesta quinta-feira (4), Ademir Ferreira Barbosa foi absolvido pelo crime de homicídio, ocorrido em 2019; idoso matou homem a tiros em uma sorveteria

Por e 
Julgamento foi realizado no Fórum Lafayette, em BH
Julgamento foi realizado no Fórum Lafayette, em BH • Reprodução/Street View

Um idoso acusado de matar outro homem em uma sorveteria no bairro São Salvador, região noroeste de BH, em 2019, foi absolvido nesta quinta-feira (4).

Ademir Ferreira Barbosa, de 73 anos, tem o diagnóstico de alzheimer, o que foi considerado para a absolvição. Segundo o Fórum Lafaiette, durante o julgamento de hoje, o Conselho de Sentença desclassificou o crime, e Barbosa foi dispensado do interrogatório. Assim, a competência do tribunal do júri passou para o juiz Luiz Felipe Sampaio Aranha, que conduzia a sessão. O magistrado decidiu pela absolvição do réu.

Leia mais:

O Ministério Público pediu a desclassificação do crime de homicídio para lesão corporal seguida de morte. A defesa, no entanto, sustentou a tese da legítima defesa e requereu a absolvição do acusado. A defesa ressaltou que, apesar do diagnóstico, a doença estava em fase inicial e era quase imperceptível, e por isso Ademir andava armado. Agora, aos 73, ele está debilitado e depende de cadeira de rodas para se locomover.

Segundo o advogado de defesa, Bruno Cândido, o idoso tinha porte de armas. "Ele trabalhou por muitos anos como voluntário da Justiça como comissário de menores. Tinha porte regular de arma, não há nenhuma denúncia por porte ilegal", explica o defensor à Itatiaia.

Nenhum parente da vítima compareceu ao júri. A promotoria não quis dar entrevista após a absolvição.

O caso

Ademir Ferreira Barbosa era acusado por homicídio que aconteceu em 2019 em uma sorveteria no bairro São Salvador, região Noroeste da capital. A vítima é Francisco dos Reis Araújo, de 48 anos, que estava com o filho no estabelecimento.

De acordo com a denúncia aceita pelo Ministério Público, Ademir fez uma 'brincadeira' com o filho de Francisco, chamando o garoto de “gordinho bonitinho, menino simpático, menino inteligente”. Francisco não gostou da atitude e teve início uma discussão entre os dois homens. Ademir saiu da sorveteria, mas teria visto Francisco indo em sua direção e atirou no homem. O disparo acertou o olho de Francisco. Ele foi socorrido por militares para a UPA Santa Terezinha, na Pampulha, mas morreu em seguida.

Ademir chegou a ser preso em 2019 e teve a arma apreendida, além de munição. Ele foi solto em seguida.

Por

Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é "cria" da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.

Por

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde