Região de BH registra quarta menor temperatura do ano; veja ranking
Regional também teve sensação térmica negativa; veja qual

A Região Oeste de Belo Horizonte registrou, nesta sexta-feira (22), 14,6 °C, a quarta menor temperatura do ano, segundo a Defesa Civil municipal. Por volta de 5h, a sensação térmica na regional foi de -1,1 °C. De acordo com a Defesa Civil de BH, as temperaturas na capital mineira estão em declínio. Nesta manhã, em outras regionais, os termômetros também marcaram temperaturas amenas.
Menores temperaturas do ano
- 13,0 °C - 16/04/2026 (Centro-Sul)
- 13,6 °C - 15/04/2026 (Centro-Sul)
- 14,5 °C - 05/05/2026 (Oeste), 12/04/2026 (Oeste) e 01/03/2026 (Centro-Sul)
- 14,6 °C - 22/05/2026 (Oeste)
- 14,8 °C - 13/04/2026 (Oeste) e 24/03/2026 (Oeste)
- 14,9 °C - 06/05/2026 (Oeste)
- 15,0 °C - 02/03/2026 (Centro-Sul) e 21/01/2026 (Oeste)
- 15,1 °C - 04/05/2026 (Oeste), 24/04/2026 (oeste) e 23/01/2026 (Oeste)
- 15,3 °C - 06/01/2026 (Oeste)
- 15,4 °C - 01/05/2026 (Oeste), 18/04/2026 (Venda Nova) e 01/04/2026 (Oeste)
Menores temperaturas registradas nesta sexta (22)
Região Oeste: 14,6 °C, com sensação térmica de -1,1 °C, às 5h;
Região Centro-Sul: 15,3 °C, às 5h15;
Barreiro: 15,6 °C, às 6h20;
Pampulha: 16,8 °C, com sensação térmica de 18,2 °C, às 5h
Previsão do tempo
Esta sexta-feira (22) em Belo Horizonte e Região Metropolitana será de céu claro a parcialmente nublado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o órgão, a temperatura máxima esperada em BH é de 25ºC.
Segundo o Inmet, esta sexta-feira também deve ser de temperaturas amenas em Minas Gerais. “A atuação da massa de ar frio sobre o estado mantém as temperaturas amenas em todas as regiões mineiras. Embora a massa de ar frio seja de fraca intensidade, as temperaturas mínimas, que já declinaram na quinta-feira, permanecem amenas e as máximas apresentam ligeiro declínio”, informa o órgão.
De acordo com o Inmet, a previsão para as regionais de Minas é: Céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Céu parcialmente nublado com névoa úmida ao amanhecer na Zona da Mata, Campo das Vertentes e Sul/Sudoeste. Demais regiões, céu claro a parcialmente nublado.
Cidades em alerta
Duas cidades de Minas Gerais estão sob alerta para chuvas intensas nesta sexta-feira (22), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). São elas Nanuque, no Vale do Mucuri, e Palmópolis, no Vale do Jequitinhonha. O órgão considera o aviso como "perigo potencial" e informa que ele é válido até as 23h59 de sexta.
Segundo o Inmet, o volume de chuva pode ser entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60km/h. O órgão afirma que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O alerta também é válido para municípios no Sul da Bahia e Litoral Norte do Espírito Santo. Veja quais:
- Alcobaça - BA
- Caravelas - BA
- Conceição da Barra - ES
- Eunápolis - BA
- Guaratinga - BA
- Ibirapuã - BA
- Itabela - BA
- Itamaraju - BA
- Itanhém - BA
- Jucuruçu - BA
- Lajedão - BA
- Medeiros Neto - BA
- Montanha - ES
- Mucuri - BA
- Nanuque - MG
- Nova Viçosa - BA
- Palmópolis - MG
- Pedro Canário - ES
- Pinheiros - ES
- Porto Seguro - BA
- Prado - BA
- Santa Cruz Cabrália - BA
- Teixeira de Freitas - BA
- Vereda - BA
Orientações do Inmet
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Jornalista pela PUC Minas. Na Itatiaia, escreve para Minas Gerais e Brasil. Anteriormente, trabalhou no jornal Estado de Minas como repórter de Gerais, com contribuições para os cadernos de Política, Economia e Diversidade.
