Belo Horizonte
Itatiaia

Qualidade do ar em Minas varia de moderada a prejudicial à saúde, segundo instituto suíço; veja detalhes

Cidades têm qualidade do ar até cinco vezes pior que o recomendado pela OMS; índice de partículas suspensas no ar de BH é 4.4x maior que o ideal

Por
Moradores de Belo Horizonte sofrem com onda de calor e tempo seco • Divulgação/PBH

Assim como grande parte do brasil, diversas cidades de Minas Gerais têm enfrentado falta de chuva, céu encoberto por fumaça e uma baixa qualidade no ar. Segundo dados do site suíço IQAir, a qualidade do ar no estado varia entre moderada e prejudicial à saúde.

As cidades consideradas com poluição moderada tem um índice entre 10.5 a 15, o equivalente a mais de duas a três vezes a quantidade de partículas de poeira finas no ar recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Já as que tem prejudicial à saúde têm índices entre 15.1 a 25, de três a cinco vezes maior que o recomendado.

As posições são calculadas de acordo com milhares de dados de estações de monitoramento da qualidade do ar e de sensores operados por instituições governamentais, instituições de pesquisa e organizações beneficentes.

Minas Gerais está sob alerta de onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta terça-feira (10) o alerta de ‘grande perigo’ de onda de calor para 196 cidades de Minas Gerais. O comunicado vale até as 23h59 desta sexta-feira (13).

Leia também: Onda de calor continua a atuar em MG, e termômetros podem chegar a 40 °C nesta quinta (5)

O órgão cita temperatura 5ºC acima da média por período de 3 até 5 dias, com risco à saúde. Cidades do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata aparecem na lista.

Veja as recomendações do órgão

  • Hidrate-se;
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h;
  • Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar;
  • Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados;
  • Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas;
  • Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.
Por

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.