Belo Horizonte
Itatiaia

PBH vai instalar quase 200 bebedouros para combater crise climática; veja lista de novas medidas

Entre as ações que adotadas em Belo Horizonte estão o preparo de profissionais de unidades de saúde para atender principalmente crianças e idosos, que são mais vulneráveis

Por e 
Prefeitura de BH anuncia novas medidas para enfrentamento de crises climáticas • Julio Vieira/ Itatiaia

Em reunião realizada nesta quarta-feira (11), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou que adotará uma série de medidas para minimizar os impactos desta onda de calor, baixa umidade e qualidade do ar ruim na capital.

O prefeito Fuad Noman (PSD) assinou o decreto que oficializa as mudanças em solenidade com o antigo Grupo Gestor de Riscos e Desastres (GGRD), que passa a se chamar Grupo Gestor de Riscos, Desastres e Eventos Climáticos Extremos (GGRDECE) e tem a atuação ampliada. Anteriormente, o grupo trabalhava entre outubro e março e, a partir de agora, trabalhará durante o ano todo.

Confira nesta lista as principais medidas que serão adotadas pela PBH:

  • Capacitação dos profissionais das unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para assistência à população;
  • Cerca de cem bebedouros públicos em parques e 98 em praças;
  • Distribuição de água para moradores em situação de rua;
  • Readequação da rotina das escolas municipais;
  • Intensificação de boletins da Defesa Civil com dados e recomendações à população.

Fuad Noman detalhou os motivos por trás das novas medidas em entrevista. “Temos que estar preparados. Primeiro, para não deixar o incêndio tomar conta. Para não deixar nenhum idoso, criança, morador de rua, nem ninguém da população ter problema de saúde. Então, nós resolvemos antecipar a implantação do grupo, para que nós já possamos desde já trabalhar fortemente na prevenção dessa mudança climática que estamos vivendo.”

Por

Repórter no portal da Itatiaia. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).