A Prefeitura de Belo Horizonte realiza neste domingo (16), uma operação especial de trânsito e transporte para facilitar o deslocamento dos candidatos que farão a continuidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Ao todo, 50 linhas do transporte coletivo terão reforço, com 332 viagens adicionais nos locais que concentram maior número de participantes.
Entre as linhas com operação excepcional estão a 205 (Metrô Calafate/Buritis) e a 5102 (UFMG/Santo Antônio), que normalmente não circulam aos domingos. Os horários podem ser consultados no Portal da PBH e no aplicativo BHBUS+, onde estão sinalizados como “Domingo Enem”.
Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans), Polícia Militar e Guarda Civil Municipal estarão nos corredores de acesso e pontos de prova para orientar motoristas, organizar travessias de pedestres e evitar bloqueios de cruzamentos. Universidades e centros universitários que recebem grande fluxo de candidatos também terão ações específicas para garantir fluidez.
O assessor da Diretoria de Ação Regional e Operação da BHTrans, Leandro Martins, recomenda que os candidatos saiam de casa com antecedência e priorizem o transporte público. Ele lembra que o estacionamento nas imediações dos locais de prova estará proibido, permitindo apenas embarque e desembarque nas áreas sinalizadas. “Com previsão de chuva, podem ocorrer imprevistos. Sair mais cedo é fundamental para chegar com segurança e tranquilidade”, alerta.
As atividades do programa “A Rua é Nossa” seguem suspensas neste domingo para assegurar melhor circulação na capital durante a realização do exame.