Itatiaia

PBH leva vacinas contra sarampo e catapora às escolas municipais

Iniciativa foi realizada nesta quarta-feira (4), na Emei Vila Calafate, e segue até 11 de novembro, com previsão de alcançar todas as unidades da rede municipal

Por
Vacinação na escola facilita a vida dos pais
Vacinação na escola facilita a vida dos pais • Fabiano Frade

A Prefeitura de Belo Horizonte está reforçando as ações de prevenção contra o sarampo e a catapora nas escolas municipais. Nesta quarta-feira (4), a iniciativa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vila Calafate, na Rua Contendas, 254, no bairro Alto Barroca, na Região Oeste da capital.

A ação é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação. Iniciada em 27 de outubro, a mobilização segue até 11 de novembro e pretende contemplar todas as unidades da rede municipal. Além da aplicação de doses, as equipes promovem atividades educativas com as crianças e conferem as cadernetas para identificar possíveis pendências no calendário infantil.

Segundo a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde de Belo Horizonte, Thaysa Drummond, a preocupação é evitar que o sarampo volte a circular na capital. A cidade não registra casos da doença desde 2020, mas o avanço dos registros em outros países e a confirmação de casos em cidades brasileiras acenderam o alerta.

“É uma doença totalmente imunoprevenível. São duas doses que nos protegem e protegem as nossas crianças. É uma doença que pode evoluir para formas graves. Os pacientes podem ter pneumonia, encefalite e inclusive óbitos relacionados ao sarampo. Então, não é uma doença com a qual a gente possa brincar”, alertou.

Equipes da PBH fazerm trabalho na escolas da capital • Fabiano Frade/Itatiaia
Equipes da PBH fazerm trabalho na escolas da capital • Fabiano Frade/Itatiaia

Segunda dose contra o sarampo está abaixo da meta

Em Belo Horizonte, a cobertura da primeira dose da vacina contra o sarampo chega a 99,45%. Já a segunda dose apresenta um índice de 86,54%, abaixo da meta de 95%.

Thaysa destaca que as equipes também verificam a situação de outras vacinas durante as atividades nas escolas. Quando identificam doses pendentes, os profissionais orientam os pais e responsáveis sobre a necessidade de atualização da caderneta.

Ação também contempla a catapora

Além da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, a mobilização oferece doses contra a varicela, conhecida como catapora.

Belo Horizonte registrou 118 casos da doença em 2025 e outros 102 até setembro de 2026. A vacina contra a varicela faz parte do calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), com doses previstas aos 15 meses e aos quatro anos de idade.

Onde procurar atendimento

As vacinas estão disponíveis nos 154 Centros de Saúde de Belo Horizonte, em postos extras e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.

Para a imunização de crianças, é necessária a presença dos pais ou responsáveis legais e a apresentação da caderneta de vacinação. Nas escolas, a aplicação depende de autorização prévia dos responsáveis.

Leia ainda:

Por

Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV's, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.

 

 

Belo Horizonte