Belo Horizonte
Itatiaia

PBH apresenta projeto de lei para restauração dos prédios do Centro 

O projeto possui novas regras e benefícios para construção e restauração dos edifícios do Centro de Belo Horizonte

Por
Novas regras fazem parte do projeto Centro de Todo Mundo da PBH
Novas regras fazem parte do projeto Centro de Todo Mundo da PBH • PBH | Divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta terça-feira (21), que irá encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei com novas regras para a requalificação e regularização de prédios localizados na área compreendida no novo projeto do município, Centro de Todo Mundo.

A proposta do executivo cria uma legislação de Retrofit, que é um processo de restauração de prédios antigos para preservar a arquitetura original, mas adequá-los às novas regras. Além disso, o projeto propõe incentivos fiscais para quem investir em habitações populares.

Benefícios propostos

O projeto proposto pela PBH cria uma isenção da taxa cobrada das construtoras pela regularização do potencial construtivo, que é quando a obra supera o projeto aprovado pela prefeitura. Além disso, o texto flexibiliza parâmetros urbanísticos do código de edificações, a fim de viabilizar a requalificação dos imóveis.

O projeto cria, também, o Benefício de Produção Habitacional (BPH), que propõe que cada metro quadrado destinado à Política Municipal de Habitação (PMH) vai gerar espaço a ser utilizado em qualquer imóvel de qualquer lugar de Belo Horizonte.

Além disso, haverá isenção de imposto na compra de imóvel para a produção de unidade residencial e 50% no IPTU dos imóveis com projetos aprovados com base na legislação de Retrofit, pelo período de três anos.

Plano diretor

A Prefeitura ainda destacou que o projeto de lei não altera o Plano Diretor vigente em Belo Horizonte. O texto foi apresentado na Câmara Municipal nesta terça-feira (21) pelo secretário de Polícia Urbana Antônio Fleury e precisa ser aprovado em dois turnos pelos parlamentares e sancionado pelo prefeito Fuad Noman.