O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, será reformado. Os investimentos chegam a quase R$ 15 milhões e os recursos são do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Entre as mudanças, o local vai receber duas novas portarias e mais câmeras de monitoramento. O Teatro Francisco Nunes, que fica dentro do parque e existe desde 1942, também será revitalizado.
As obras começam imediatamente e tem duração prevista de 60 meses, o equivalente a cinco anos. Neste período, o Parque vai permanecer aberto normalmente para os frequentadores.
Estão previstas recomposição do piso e do paisagismo dos jardins, além da reforma e substituição de equipamentos, como bancos, lixeiras e bebedouros, aparelhos de ginástica e coreto.
O investimento previsto é de pouco mais de 14 milhões de reais, custeados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
“Temos uma etapa de construção de mais uma guarita na proximidade da Avenida dos Andradas e temos também a reforma do Teatro Francisco Munes. Então, nós vamos partir para todas essas etapas, sempre dentro desses 60 meses, que é o prazo estipulado no contrato, mas para que elas sejam todas concluídas o mais rápido possível”, afirma o presidente do TJMG, desembargador Luiz Cláudio Correia Junior.
Entre as intervenções previstas estão a construção de duas novas portarias — uma na Assis Chateaubriand com a Andradas, perto do viaduto; e mais uma em frente à Feluma, na esquina da Andradas com a Ezequiel Dia — além da instalação de câmeras de monitoramento.
“Além da reforma das outras portarias, como da portaria aqui da Rua da Bahia. Com isso, nós vamos partir para as sete entradas”, explica o presidente da Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica, Gelson Leite.
“O parque já vem trazendo melhorias do que diz respeito à segurança, o ano passado nós já instalamos aqui em torno de mais 12 câmeras. E agora, com esse convênio com o TJ, nós vamos aumentar em torno de mais quase 30 câmeras espalhadas pelo parque municipal”, explica o presidente, que continua: “Nós vamos fazer todas essas requalificações mantendo o parque aberto. Pode ter uma ou outra portaria que será fechada, mas nós vamos fazer durante 60 meses, nós vamos manter o parque aberto”.
Horário ampliado e história do Parque Municipal
O Parque Municipal leva o nome de Américo Renné Giannetti, prefeito de BH entre 1950 e 1954. O parque foi inaugurado em 26 de setembro de 1897, antes mesmo da nova capital mineira. Possui uma área de quase 193 mil metros quadrados, com flora diversificada, árvores e plantas ornamentais fornecedoras de néctar e frutos, podendo ser considerado um importante refúgio para a fauna, composta por várias espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e insetos.
Desde março de 2023 o Parque Municipal de Belo Horizonte teve seu