Operário sobrevive após choque de 13,8 mil volts em MG; saiba como se proteger
Acidentes com rede elétrica podem ser fatais; trabalhador foi socorrido e encaminhado a um hospital no Triângulo Mineiro

O caso de um trabalhador de construção civil, de 37 anos, que sobreviveu depois de levar um choque de 13,8 mil volts, no Triângulo Mineiro, chama atenção para a gravidade de acidentes com rede elétrica. Saiba como se proteger nesta reportagem.
A ocorrência foi registrada nessa segunda-feira (6) e repassada pelo Corpo de Bombeiros nesta terça (7). O acidente ocorreu em uma obra em Uberlândia, no bairro Vigilato Pereira. Segundo a corporação, o trabalhador estava montando um vergalhão metálico para coluna de alvenaria, quando a peça encostou na rede elétrica considerada de alta tensão — aproximadamente 13,8 mil volts — que é comum em rede de distribuição urbana.
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que esse nível de tensão pode causar um fenômeno chamado arco elétrico, que "causa choque elétrico em uma pessoa mesmo sem tocar na fiação, queimaduras profundas e até parada cardiorrespiratória". A corporação apontou que "é uma tensão potencialmente letal".
Ao mesmo tempo, os Bombeiros destacam que não existe um valor específico de voltagem que determine morte. "O fator decisivo é a corrente elétrica que atravessa o corpo", apontou. Mesmo assim, a corporação afirma que correntes a partir de cerca de 30 miliamperes (mA) — unidade de medida de intensidade de corrente elétrica, equivalente a um milésimo de um Ampere — já podem ser consideradas perigosas. Já acima de 100 mA há alto risco de fibrilação ventricular, uma arritmia cardíaca grave e fatal, informou.
No caso do operário, em Uberlândia, ele foi imobilizado e socorrido no local, consciente. Porém, apresentou múltiplas queimaduras, incluindo lesões de 3º grau em mãos e pés, além de queimaduras em abdômen, membros e tórax. Ele recebeu atendimento pré-hospitalar, com oxigenoterapia, acesso venoso periférico e tratamento das lesões, e foi encaminhado para o pronto-socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Como se proteger?
- Mantenha distância de postes e cabos danificados — fios energizados caídos em via pública podem transferir energia pelo solo a uma pessoa que caminhar próximo à ele.
- Não use aparelhos elétricos com o corpo molhado ou em locais úmidos.
- Evite improvisações em instalações elétricas.
- Não se aproxime de ocorrências com fiação (acidentes, quedas de árvores, etc.)
- Em caso de acidentes acione o Corpo de Bombeiros Militar (193) e a concessionária de energia.
Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está como editor de Cidades, Brasil e Mundo.




