Itatiaia

Operação mira facção criminosa no Morro das Pedras, em BH

Ação da FICCO/MG cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte e Muriaé

Por
Operação Abençoado, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso • FICCO/MG

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO/MG) deflagrou, nesta quinta-feira (15), uma operação para combater uma organização criminosa envolvida com o tráfico interestadual de drogas e o comércio ilegal de armas de fogo. O grupo investigado tem lideranças vinculadas a uma facção que exerce domínio territorial no Aglomerado Morro das Pedras, na região Oeste de Belo Horizonte.

Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois na capital mineira e dois em Muriaé, na Zona da Mata. A investigação começou após a apreensão de um aparelho celular dentro de uma unidade prisional de Belo Horizonte.

Segundo a FICCO/MG, as apurações identificaram uma estrutura criminosa organizada, com divisão de tarefas entre as lideranças e os integrantes que atuavam fora do sistema prisional.

Ordens partiam de dentro de presídio

De acordo com as investigações, os líderes comandavam a distribuição de drogas, a gestão financeira do esquema e a segurança armada dos pontos de venda de entorpecentes.

As ordens eram transmitidas de dentro do sistema prisional e executadas nas ruas por comparsas e familiares que estavam em liberdade.

A FICCO/MG é coordenada pela Polícia Federal (PF) e reúne as polícias Militar, Civil, Penal e Rodoviária Federal, além da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).

Por

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu conteúdos para as editorias Turismo, Gastronomia e Emprego/ Concursos. Atualmente, colabora com as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo.

 

 

Belo Horizonte