Onda de calor vai voltar? Inmet explica por que as temperaturas voltaram a subir em Minas
Meteorologista explica que calor dos últimos dias é causado pela ausência de chuvas; temperaturas podem cair nos próximos dias

As temperaturas voltaram a subir em Belo Horizonte e boa parte de Minas Gerais. Após alguns dias de alívio com a chegada da chuva, os termômetros voltaram a ficar acima dos 30°C. Em Belo Horizonte, por exemplo, a previsão é que a máxima chegue aos 35°C nesta sexta-feira (24).
Com o calor voltando a incomodar, já tem muita gente preocupada com a possibilidade de uma nova onda de calor afetar Minas Gerais e trazer de volta aquela sensação insuportável. Mas afinal, a onda de calor está voltando? As temperaturas vão continuar subindo?
Onda de calor vai voltar?
A alta recente nas temperaturas não é causada por uma nova onda de calor, mas sim pela ausência de chuvas. Quem explica é Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo a especialista, o que controla as temperaturas neste período de ano é a quantidade de nuvens: “Não está chovendo. Com a ausência da chuva, as temperaturas voltaram a subir.”
Anete Fernandes explica que a onda de calor acontece quando uma grande região fica sem nuvens, gerando um intenso aumento nas temperaturas. A especialista não descarta um novo alerta para onda de calor, mas acredita que, nesse momento, essa situação é improvável.
“Se persistirem as temperaturas altas com baixa umidade, o Inmet pode emitir um novo alerta para onda de calor. Mas temos a previsão de chuvas no entorno sim.”
Vai continuar fazendo calor em BH?
A previsão do Inmet é que Belo Horizonte tenha máxima de 34° C nesta quinta (23). Na sexta-feira (24), os termômetros registram um ligeiro aumento e ficam entre 23°C e 35°C. Porém, nos próximos dias, as máximas podem cair até 7° C, com o calor arrefecendo durante o fim de semana.
Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
