Belo Horizonte
Itatiaia

Obras no metrô de BH começam nesta quarta (20): veja o que vai mudar

O primeiro trecho a ser reformado vai da Estação Eldorado à Estação Calafate

Por
Metrô
As obras de revitalização das estações da linha 1 do sistema começam amanhã (20) • Divulgação / CBTU

O Metrô BH, empresa que administra o sistema de transporte sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, iniciará nesta quarta-feira (20), as obras de modernização no interior de duas estações: Eldorado e Vilarinho.

As obras contemplam a implantação de novos sistemas elétricos, hidráulicos, de drenagem, de iluminação, reformas de telhados e coberturas e bilheterias. Até 2025, 10 das 19 estações do sistema estarão modernizadas.

Em meados do próximo ano, a empresa iniciará os trabalhos nas outras nove estações da linha 1, são elas: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar.

A implantação da estação Novo Eldorado, a 20º estação da Linha Laranja, com mais 1,6km de via permanente, também está prevista para 2026.

Concessão

O metrô da RMBH foi concedido à iniciativa privada em 22 de dezembro de 2022, em leilão realizado na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. O consórcio Comporte Participações foi o vencedor da disputa, com uma proposta de R$ 25.755.11,00 , o que representa um ágio de 33% frente ao lance mínimo era de R$ 19.324.304,67.

Por

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.