Ministério Público denuncia acusado de matar ex-companheira e atirar contra PM em Nova Lima
Jéssica Daiane de Barros, de 33 anos, foi morta a tiros na noite do dia 11 de agosto no bairro Vale da Esperança, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Rogério Pereira dos Santos, de 38 anos, foi denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pelo feminicídio de Jéssica Daiane de Barros, de 33, no bairro Vale da Esperança, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O órgão também pediu a pronúncia do acusado pelo Tribunal do Júri de Nova Lima. O homem é acusado ainda de tentativa de homicídio contra um policial militar e porte ilegal de arma de fogo.
Os crimes ocorreram no dia 11 de agosto de 2026, e o denunciado foi preso dentro de uma igreja evangélica, depois de ter trocado tiros com um policial militar que fazia rastreamento na região para prendê-lo. Rogério já responde por um outro homicídio praticado anteriormente.
Segundo a denúncia do MPMG, o autor e a ex-companheira mantiveram um relacionamento que havia terminado cerca de um mês antes dos fatos, mas a vítima ainda procurava o homem para tentar reatar a união. No dia em que o crime ocorreu, aniversário da mãe do denunciado, a mulher compareceu à comemoração e discutiu com ele em razão do término. Ela teria saído do local dizendo que, se ele não ficasse com ela, não ficaria com mais ninguém.
A mulher também declarou que chamaria a polícia e, em seguida, passou a ser seguida por ele. Na sequência, enquanto a vítima estava ao telefone em uma escadaria nas proximidades, relatando a outra pessoa que o ex-companheiro estava nervoso e armado, o homem efetuou disparos de arma de fogo contra ela, inclusive na região do rosto, o que impossibilitou qualquer reação.
A mulher foi socorrida em estado gravíssimo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Após o crime, o homem fugiu. A bordo de uma viatura, um policial militar iniciou o rastreamento na região para localizá-lo. Enquanto realizava a diligência, o militar foi surpreendido pelo autor, que saía de um estabelecimento comercial efetuando disparos na direção dele. O policial se abrigou no veículo e não se feriu, mas os tiros atingiram o para-brisa, o teto e a coluna da porta da viatura.
O militar revidou os disparos. O autor, então, escondeu-se atrás de um veículo estacionado para continuar atirando contra o policial. Os disparos foram interrompidos apenas quando a arma apresentou falha de funcionamento. Nesse momento, ele fugiu invadindo imóveis da região.
Diante da situação, os policiais montaram um cerco no local, com o apoio de um helicóptero. O homem foi preso no interior de uma igreja evangélica, onde tentava se passar por fiel para despistar as equipes policiais.
Ainda segundo o Ministério Público, o feminicídio foi cometido com recurso que dificultou a defesa da vítima.
Mãe da vítima denunciou que suspeito não aceitou o término
“Ela namorou com ele, depois terminou e ele não aceitou”, contou Ana Lúcia de Barros, de 53 anos, sobre o relacionamento que a filha, Jéssica Daiane de Barros, tinha com Rogério Pereira dos Santos.
Segundo Ana Lúcia, o relacionamento durou menos de um ano. “Quando terminou, eu falei com ela: ‘Jéssica, toma cuidado com ele’, porque ele tinha dois homicídios em São Paulo”, relatou a mãe da jovem à Itatiaia.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado no dia da morte da jovem, Rogério também já tinha registro policial por agressão contra Jéssica. Ana Lúcia afirmou que não sabia disso. “Nunca imaginei que fosse acontecer [algo assim] na minha família”, disse.
A mãe da vítima afirmou que não sabe como se deu o encontro de Jéssica e o suspeito no dia em que o crime ocorreu. Ana Lúcia contou que uma colega da jovem ligou para ela contando que Jéssica havia tomado um tiro. Mais tarde, uma irmã da vítima ligou para contar que ela tinha morrido.
“Jéssica era uma menina trabalhadora, tadinha. Ela trabalhava às vezes doente, porque tinha que pagar as conta, tadinha. Menina muito batalhadora”, afirmou Ana Lúcia, que pediu justiça.
Jornalista formada pelo UniBH, é apaixonada pelo dinamismo do factual e pelo poder das histórias bem narradas. Com trajetória que inclui passagens pelo Sistema Faemg Senar, jornal Estado de Minas e g1 Minas, possui experiência em múltiplas plataformas e linguagens. Atualmente, integra a redação da Rádio Itatiaia, onde acompanha os principais acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo
Jornalista pela PUC Minas. Na Itatiaia, escreve para Minas Gerais e Brasil. Anteriormente, trabalhou no jornal Estado de Minas como repórter de Gerais, com contribuições para os cadernos de Política, Economia e Diversidade.




