Mês das Crianças em BH: mais de 60 atividades culturais gratuitas até novembro
Programação especial faz parte da agenda da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura; confira

Belo Horizonte celebra o Mês das Crianças com uma programação especial que inclui mais de 60 atrações gratuitas voltadas ao público infantil e às famílias. A programação conta com espetáculos de teatro, oficinas, mostras de cinema e atividades culturais em museus, teatros e centros culturais da cidade e acontece até 1º de novembro.
A iniciativa faz parte da agenda da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. Confira a programação abaixo:
Mostra Infantil e palhaçaria
Até o dia 10 de outubro, a Mostra Infantil do Circuito Municipal de Cultura apresenta 15 espetáculos teatrais com foco em palhaçaria, em espaços como os teatros e centros culturais Francisco Nunes, Marília, Raul Belém Machado, Alto Vera Cruz, Lindeia Regina e São Bernardo.
Programação infantil nos centros culturais
Diversos centros culturais da capital oferecem oficinas, peças e atividades lúdicas durante o mês das crianças. No Centro Cultural Pampulha, acontece a Semana da Criança e do Adolescente, de 14 a 17 de outubro. No Centro Cultural Salgado Filho, será apresentada no dia 10 a peça O Pequeno Príncipe de Papel.
A oficina “Brinquedos e Brincadeiras”, promovida pela Escola Livre de Artes Arena da Cultura, passará por 13 centros culturais da cidade. No Centro Cultural Bairro das Indústrias, haverá a roda de conversa “O que é ser criança ou adolescente hoje” , no dia 14, e o espetáculo 'Voa, Sabiá', entre os dias 15 e 16.
Cine Santa Tereza
Até 1º de novembro, o Cine Santa Tereza recebe a mostra especial Mês das Crianças, exibindo filmes que vão de clássicos a lançamentos. A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis antecipadamente pelo Sympla ou na bilheteria.
Oficinas e brincadeiras nos museus
Os museus municipais também oferecem atividades gratuitas para o público infantil. No Museu de Arte da Pampulha (MAP), haverá oficinas e caça ao tesouro. A Casa Kubitschek apresenta “Brincadeiras do Jardim” no dia 11, e a Casa do Baile traz o projeto “Tardes Líquidas” , entre os dias 13 e 14, com atividades culturais relacionadas à água.
No centro da cidade, o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) oferece o jogo “BH gigante: um tabuleiro pela cidade”. O Museu da Moda (MuMo) promove a oficina “(Des)fiando” , no dia 17, e o Museu da Imagem e do Som (MIS BH) realiza a oficina “Objetos ópticos” , no dia 18.
Serviço: Mês das Crianças em BH
- Quando: Até 1º de novembro
- Onde: Museus, teatros, Cine Santa Tereza e centros culturais de Belo Horizonte
- Ingressos: Gratuitos (algumas atividades exigem inscrição)
- Mais informações: Site da PBH ou no Portal de Belo Horizonte, onde a agenda cultural completa está disponível
Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.



