Manicure internada no Hospital Maria Amélia Lins à espera de cirurgia desabafa: ‘Descaso’
Unidade é especializada em cirurgias ortopédicas, mas está fechada para esses procedimentos desde dezembro de 2024

A manicure Sara Tameirão Câmara, 36 anos, está internada há quase uma semana no Hospital Maria Amélia Lins, em Belo Horizonte, à espera de uma cirurgia na mão direita. Ela foi hospitalizada após sofrer um acidente de carro, na quarta-feira da semana passada, e ser levada pelo Samu para o Pronto-Socorro João XXIII. Nessa segunda-feira (3), Sara entrou em contato com a Itatiaia para pedir ajuda e relatar o que considera um 'descaso'.
“Sofri um acidente de carro, quebrei o rádio (um dos dois ossos do antebraço, localizado do lado do polegar, estendendo-se do cotovelo até o pulso), fui para o João XXIII, para onde o Samu me levou, e aí fiquei lá. Isso aconteceu no dia 29. Fiquei lá no dia 29, durante o dia e a noite. No dia 30, falaram que iriam me transferir para o Maria Amélia Lins. À tarde, me transferiram para o único andar que está funcionando aqui. Desde então, não há posição sobre a data da cirurgia. Quando você questiona os médicos, eles falam que não depende deles, que estamos na central de leitos, que é culpa do Zema, e tiram toda a responsabilidade”, disse a paciente.
O Maria Amélia Lins é especializado em cirurgias ortopédicas, mas está fechado para esses procedimentos desde dezembro de 2024. Desde então, as cirurgias ortopédicas foram transferidas para o Hospital João XXIII. No entanto, servidores alegam que a unidade está sobrecarregada e precisa realizar outras cirurgias de urgência.
Na semana passada, dois dias antes do acidente da manicure, a Justiça de Minas Gerais derrubou uma liminar que determinava a reabertura imediata do bloco cirúrgico da unidade. Em meio ao impasse, os pacientes sofrem.
“Estou aqui desde o dia 29, quando aconteceu o acidente. E a única coisa que eles fazem é dar a medicação, se você estiver sentindo dor, e a alimentação. Fora isso, não fazem mais nada. É um descaso, entendeu?”
Fhemig
Em nota, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informou que a paciente deu entrada no Maria Amélia Lins no dia 30 de outubro e garantiu que “a paciente está recebendo a devida assistência médica, enquanto aguarda a liberação da equipe cirúrgica para a marcação do procedimento indicado para o caso. O corpo clínico da unidade atualiza rotineiramente a paciente sobre seu tratamento e continua disponível para outros esclarecimentos”, destacou trecho da nota.
“O bloco cirúrgico do Hospital João XXIII mantém seu funcionamento normal, respeitando a prioridade dos casos, conforme os protocolos clínicos e os fluxos estabelecidos na rede de urgência”, concluiu o texto.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está como editor de Cidades, Brasil e Mundo.
Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.




