Mais 30 cidades de MG vão receber doses de vacina contra a dengue; confira a lista
Imunizante está sendo aplicado em jovens com idade entre 11 e 14 anos; com o acréscimo, total de cidades mineiras com a vacina chega a 52

Mais trinta cidades mineiras vão receber, a partir de abril, doses da vacina contra a dengue. O imunizante, distribuído pelo Ministério da Saúde, está sendo usado para imunizar adolescentes entre 11 e 14 anos de idade. A informação foi anunciada nesta quinta-feira (28).
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a distribuição da terceira remessa de vacinas contra a dengue tem como meta expandir a vacinação para novas regiões de saúde, buscando assegurar um acesso mais abrangente da população-alvo à primeira dose. O quantitativo de doses que será enviado a cada município ainda não está definido.
A lista de cidades inclui Betim, Brumadinho, Esmeraldas, São Joaquim de Bicas, Mateus Leme, Igarapé e Mário Campos, na região metropolitana, e Uberlândia, no triângulo. Com isso, o total de cidades que entram na campanha de vacinação contra a dengue em Minas passa para 52.
Confira a lista com as cidades de Minas Gerais com vacinação contra a dengue:
- Antônio Dias
- Araguari
- Araporã
- Belo Horizonte
- Belo Vale
- Betim
- Bonfim
- Brumadinho
- Caeté
- Campo Florido
- Cascalho Rico
- Conceição das Alagoas
- Conquista
- Coronel Fabriciano
- Crucilândia
- Córrego Novo
- Delta
- Dionísio
- Esmeraldas
- Florestal
- Igarapé
- Indianópolis
- Jaboticatubas
- Jaguaraçu
- Juatuba
- Marliéria
- Mateus Leme
- Moeda
- Monte Alegre de Minas
- Mário Campos
- Nova Lima
- Nova Ponte
- Nova União
- Piedade dos Gerais
- Pingo-d’Água
- Prata
- Raposos
- Ribeirão das Neves
- Rio Acima
- Rio Manso
- Sabará
- Sacramento
- Santa Luzia
- Santa Maria de Itabira
- São Joaquim de Bicas
- Taquaraçu de Minas
- Timóteo
- Tupaciguara
- Uberaba
- Uberlândia
- Veríssimo
- Água Comprida
Quais são os sintomas da dengue?
O quadro sintomático da dengue inclui, segundo o Ministério da Saúde:
- Febre alta (maior que 38ºC);
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo;
Além desses sintomas, o Ministério de Saúde recomenda que as pessoas estejam atentas aos sinais de alerta e de agravamento do quadro, que podem levar a choque grave e até morte. Os sinais de alarma são os seguintes:
- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos;
- Letargia ou irritabilidade;
- Aumento progressivo do hematócrito;
- Sangramento de mucosa.
Participe dos canais da Itatiaia:
Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Ana Luiza Bongiovani é jornalista e também graduada em direito. É repórter da Itatiaia.




