Ladrões criam estratégia para descobrir senha de iPhones roubados; saiba como se proteger
Criminosos tentam burlar sistema de proteção “Modo Perdido” disponibilizado pela Apple

A Apple, empresa de produtos eletrônicas, disponibiliza o “Modo Perdido” para bloquear o acesso de iPhones perdidos ou roubados. No entanto, criminosos de Belo Horizonte desenvolveram uma estratégia para tentar desbloquear esses aparelhos.
Uma mulher teve o celular roubado na tarde desta quinta-feira (22) ao entrar em um ônibus no Centro da capital mineira. Quando ela subiu no coletivo, um ladrão puxou a bolsa dela e levou o iPhone.
A vítima, então, ativou o Modo Perdido. Para tentar recuperar o telefone, um amigo colocou o seu número como contato de recuperação do celular.
Minutos depois, os criminosos entraram em contato com o amigo da mulher. Eles utilizaram um DDD dos Estados Unidos (+1) e se passaram pelo “Centro de Notificações Apple”. O objetivo era conseguir o código de desbloqueio do aparelho.
“Detectamos aqui em nosso sistema que existe um aparelho em Modo Perdido e está associado a este número. Foi emitido uma localização recente do seu iPhone. Para que possa ser enviado ao seu e-mail, por favor confirme agora em seu telefone, digitando a senha de tela do iPhone perdido”, disseram.
- Leia mais: Polícia Civil de MG inicia entrega de mais de 900 celulares recuperados na operação ‘Tá entregue’
Em contato com a Itatiaia, o amigo, atento, gravou a ligação e desligou a chamada sem passar as informações solicitadas pelos ladrões.
As orientações da Apple
A Apple nunca entrará em contato com você para informar que o iPhone ou iPad foi encontrado. Nunca compartilhe o código de acesso do dispositivo ou outras informações da conta (como senhas ou códigos de verificação) com outras pessoas. Mantenha a atenção para evitar esquemas de engenharia social, incluindo mensagens de phishing, chamadas de suporte falsas e outros golpes.
Repórter no portal da Itatiaia. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).



