Nesta terça-feira (24), cerca de 87 mil contribuintes que regularizaram pendências com a Receita Federal após caírem na malha fina podem consultar se receberão restituição do Imposto de Renda. O lote de março também inclui valores residuais de anos anteriores.
Ao todo, 87.440 contribuintes receberão R$ 300 milhões. Nesse lote, todo o dinheiro será para contribuintes com prioridade na restituição.
As restituições estão distribuídas da seguinte forma:
- 47.817 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
- 25.028 contribuintes de 60 a 79 anos;
- 6.649 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 4.566 contribuintes acima de 80 anos;
- 3.380 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.
Para consultar se você está nesse lote, entre no site da Receita Federal e vá em “Meu Imposto de Renda”. Depois, clique em “Consultar a Restituição”. Também dá para fazer isso pelo aplicativo da Receita Federal no celular ou tablet.
Quem deve declarar
Neste ano, deve declarar quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 35.584 em 2025 ou possuía bens e direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro.
A obrigatoriedade também vale para outras situações, como rendimentos isentos acima de R$ 200 mil, ganho de capital na venda de bens, operações em Bolsa, atividade rural e investimentos no exterior.
O prazo de entrega vai das 8h de 23 de março até 23h59 de 29 de maio de 2026. Já o calendário de restituição começa em 29 de maio, com novos lotes em 30 de junho, 31 de julho e 31 de agosto.
*com informações de Agência Brasil