Belo Horizonte
Itatiaia

Idosos de casa de repouso em BH recebem vacina contra gripe no sábado (28)

Ação em asilo integra campanha antecipada da PBH; BH já aplicou mais de 18 mil doses contra gripe

Por
Vacina contra a gripe
Júnia Garrido/ PBH

Trinta idosos residentes da Casa de Repouso Sagrada Família, localizada na Rua Vicentina de Souza, 382, no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, serão vacinados contra a gripe no próximo sábado (28), a partir das 9h. A ação segue orientação do Ministério da Saúde e tem como objetivo facilitar o acesso ao imunizante, além de proteger grupos mais vulneráveis contra complicações respiratórias e internações.

A Prefeitura de Belo Horizonte antecipou a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Desde o dia 24, a dose está disponível para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros, entre outros. A lista completa pode ser consultada no portal da prefeitura.

De acordo com o balanço mais recente, mais de 18 mil doses já foram aplicadas desde o início da campanha. A vacina protege contra as cepas mais perigosas do vírus, incluindo Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. Os imunizantes estão disponíveis nos centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.

“Neste ano, inicialmente, estamos focando estrategicamente em unidades que acolhem pessoas idosas. Outra ação para facilitar ainda mais o acesso ao imunizante é a vacinação nos Centros de Referência em Reabilitação (CREABs) do município. As doses estão sendo aplicadas em pessoas que fazem parte do grupo prioritário e que são atendidas nessas unidades. Essa é mais uma iniciativa para ampliar a cobertura vacinal”, afirmou a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. No caso das puérperas, também é preciso apresentar a certidão de nascimento do bebê, o cartão da gestante ou o registro hospitalar do parto.

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.