Belo Horizonte
Itatiaia

Greve dos professores da rede particular de BH: ato na Praça da Liberdade terá apoio de pais e alunos

Aula pública 'O Direito de Greve' vai ocorrer nesta terça-feira (12), na Praça da Liberdade

Por
Professores da rede particular lutam para manter direitos
Professores da rede particular lutam para manter direitos  • Sinpro-MG

Em greve por tempo indeterminado, professores da rede particular de Belo Horizonte participam de ato na tarde desta terça-feira (12). Eles vão fazer uma aula pública 'O Direito de Greve', na Praça da Liberdade, a partir das 14h. Vários pais e estudantes prometem participar do ato.

A presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG), Valéria Morato, informou à Itatiaia que mais duas escolas aderiram à greve. Até essa segunda, o Sinpro-MG calculava 40 instituições afetadas e 1.500 professores em greve.

“Não sabemos de nenhum recuo. Certeza de adesão de mais dois”, disse Morato.

Nesta quarta-feira (13), os professores vão participar de audiência pública na Comissão do Trabalho da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 10h. Em seguida, a partir das 14h, está programada manifestação na porta do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), onde vai ocorrer audiência de mediação do dissídio de greve.

O Sinpro-MG destaca que a categoria luta para não perder direitos históricos, como o adicional por tempo de serviço, a isonomia salarial e as férias coletivas. Os professores também reivindicaram a manutenção das cláusulas previstas na Convenção Coletiva de 2019, anterior às mudanças emergenciais aprovadas em função da pandemia de Covid-19.

A Itatiaia procurou o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado de Minas Gerais (Sinepe-MG), para saber o impacto do movimento, e aguarda retorno.

Por

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.