Belo Horizonte
Itatiaia

Golpe do IPVA voltou a ser aplicado em Minas? Governo esclarece

Vídeo que mostra o golpe aplicado por meio de um site falso da Secretaria da Fazenda de Minas voltou a viralizar

Por
O não pagamento do IPVA nos prazos estabelecidos gera multa de 0,3% ao dia (até o 30º dia), multa de 20% após o 30º dia e juros (SELIC) calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, conforme o caso.
Vídeo de golpe aplicado em 2023 voltou a circular  • Belo Horizonte possui o maior número de veículos do Estado (Fotos públicas)

O vídeo que mostra o golpe do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) aplicado por meio de um site falso da Secretaria da Fazenda de Minas voltou a viralizar em aplicativos de mensagens nos últimos dias. O imposto 2024 começa a ser cobrado no estado a partir do dia 15 deste mês.

O vídeo viralizado mostra uma pessoa simulando o pagamento via site da Secretaria da Fazenda, mas ao fim do processo aparece uma mensagem para pagamento via PIX com 20% de desconto. Ao clicar na opção, a conta do PIX estaria em nome de uma pessoa física. Procurada pela Itatiaia, a pasta informou que o vídeo é de 2023.

“Em janeiro e abril de 2023, foram registradas denúncias sobre golpes aplicados por criminosos que criavam sites semelhantes aos oficiais oferecendo até 25% de desconto para o pagamento do IPVA. O caso foi investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público, que, na época, retiraram os sites do ar”, informou a assessoria da pasta.

A pasta destaca que as únicas formas de pagar os dois tributos são diretamente nos caixas ou terminais de autoatendimento dos agentes arrecadadores (bancos credenciados e casas lotéricas) ou internet banking. Para pagamento nas casas lotéricas é necessário levar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que deve ser gerado, exclusivamente, no site da Secretaria de Fazenda.

Leia também:

IPVA MG 2024: já é possível baixar as guias e fazer o pagamento; veja como

Por

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.