Itatiaia

Golpe do falso táxi em BH: saiba como reconhecer e se proteger do crime

Os golpistas não utilizam taxímetro e costumam cobrar valores abusivos

Por e 
Tarifa de táxi não aumentava desde 2016 em Belo Horizonte
Tarifa de táxi não aumentava desde 2016 em Belo Horizonte  • Divulgação | PBH

O Sindicato dos Taxistas de Minas Gerais (Sincavir-MG) alerta para um novo crime praticado em Belo Horizonte: o golpe do falso táxi. Neste texto, a Itatiaia dá dicas de como reconhecer e se proteger dos golpistas.

A estratégia dos táxis falsos

Também conhecidos como “táxi pirata” ou “taxifake”, esses veículos se posicionam, estrategicamente, em locais de grandes movimentos ou eventos de grande porte para se aproveitar da pressa de passageiros.

Muitas vezes, os golpistas se aproveitam da distração dos passageiros e não utilizam taxímetro, cobrando um preço fixo ao final da corrida, o que pode ser um valor abusivo.

Os táxis falsos se passam por verdadeiros, pois são carros brancos que andam com placas luminosasno para-brisa, prática considerada infração de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Sindicato avalia mudanças nos táxis legalizados

João Paulo de Castro, diretor presidente do Sindicato dos Taxistas, expressou sua preocupação com a situação. “O sindicato está muito preocupado com essa nova prática que está sendo exercida na cidade de Belo Horizonte. São pessoas que estão se passando por taxistas, com carros caracterizados como táxis”, diz.

Diante do aumento dos casos, o sindicato da categoria está avaliando possíveis mudanças na identificação dos veículos legalizados. O objetivo é dificultar a ação dos golpistas e proteger tanto os passageiros quanto os taxistas regulamentados.

Por

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Faculdade Pitágoras, em Belo Horizonte. Na Itatiaia, atua na cobertura de diferentes assuntos, como trânsito e cotidiano, além de apresentar programas, o noticiário das 22h e jornais da emissora. Ao longo da carreira, acumula passagens pela TV Alterosa e pela Record News.

Por

Repórter no portal da Itatiaia. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

 

Belo Horizonte