Belo Horizonte
Itatiaia

Frio: região de BH registra sensação térmica negativa

Regional também teve a sexta menor temperatura do ano

Por
A previsão meteorológica indica que o domingo (12) será de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
Imagem ilustrativa. Frio: região de BH registra sensação térmica negativa • Defesa Civil/ divulgação

O frio está chegando. A Região Oeste de Belo Horizonte registrou, por volta de 5h desta sexta-feira (22), sensação térmica de -1,1 °C, segundo a Defesa Civil municipal. A regional também teve a menor temperatura do dia e a quarta menor do ano, com termômetros marcando 14,6 °C.

De acordo com a Defesa Civil de BH, as temperaturas na capital mineira estão em declínio. Nesta manhã, em outras regionais, os termômetros também marcaram temperaturas amenas. Veja lista completa: 

Menores temperaturas registradas nesta sexta

  • Região Oeste: 14,6 °C, com sensação térmica de -1,1 °C, às 5h;
  • Região Centro-Sul: 15,3 °C, às 5h15;
  • Barreiro: 15,6 °C, às 6h20;
  • Pampulha: 16,8 °C, com sensação térmica de 18,2 °C, às 5h

Menores temperaturas do ano

  1. 13,0 °C - 16/04/2026 (Centro-Sul)
  2. 13,6 °C - 15/04/2026 (Centro-Sul)
  3. 14,5 °C - 05/05/2026 (Oeste), 12/04/2026 (Oeste) e 01/03/2026 (Centro-Sul)
  4. 14,6 °C - 22/05/2026 (Oeste)
  5. 14,8 °C - 13/04/2026 (Oeste) e 24/03/2026 (Oeste)
  6. 14,9 °C - 06/05/2026 (Oeste)
  7. 15,0 °C - 02/03/2026 (Centro-Sul) e 21/01/2026 (Oeste)
  8. 15,1 °C - 04/05/2026 (Oeste), 24/04/2026 (oeste) e 23/01/2026 (Oeste)
  9. 15,3 °C - 06/01/2026 (Oeste)
  10. 15,4 °C - 01/05/2026 (Oeste), 18/04/2026 (Venda Nova) e 01/04/2026 (Oeste)

Previsão do tempo 

Esta sexta-feira (22) em Belo Horizonte e Região Metropolitana será de céu claro a parcialmente nublado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o órgão, a temperatura máxima esperada em BH é de 25ºC. 

Segundo o Inmet, esta sexta-feira também deve ser de temperaturas amenas em Minas Gerais. “A atuação da massa de ar frio sobre o estado mantém as temperaturas amenas em todas as regiões mineiras. Embora a massa de ar frio seja de fraca intensidade, as temperaturas mínimas, que já declinaram na quinta-feira, permanecem amenas e as máximas apresentam ligeiro declínio”, informa o órgão. 

De acordo com o Inmet, a previsão para as regionais de Minas é: Céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Céu parcialmente nublado com névoa úmida ao amanhecer na Zona da Mata, Campo das Vertentes e Sul/Sudoeste. Demais regiões, céu claro a parcialmente nublado.

Cidades em alerta

Duas cidades de Minas Gerais estão sob alerta para chuvas intensas nesta sexta-feira (22), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). São elas Nanuque, no Vale do Mucuri, e Palmópolis, no Vale do Jequitinhonha. O órgão considera o aviso como "perigo potencial" e informa que ele é válido até as 23h59 de sexta.

Segundo o Inmet, o volume de chuva pode ser entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60km/h. O órgão afirma que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta também é válido para municípios no Sul da Bahia e Litoral Norte do Espírito Santo. Veja Quais:

  • Alcobaça - BA
  • Caravelas - BA
  • Conceição da Barra - ES
  • Eunápolis - BA
  • Guaratinga - BA
  • Ibirapuã - BA
  • Itabela - BA
  • Itamaraju - BA
  • Itanhém - BA
  • Jucuruçu - BA
  • Lajedão - BA
  • Medeiros Neto - BA
  • Montanha - ES
  • Mucuri - BA
  • Nanuque - MG
  • Nova Viçosa - BA
  • Palmópolis - MG
  • Pedro Canário - ES
  • Pinheiros - ES
  • Porto Seguro - BA
  • Prado - BA
  • Santa Cruz Cabrália - BA
  • Teixeira de Freitas - BA
  • Vereda - BA

Orientações do Inmet

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Por

Jornalista pela PUC Minas. Na Itatiaia, escreve para Minas Gerais e Brasil. Anteriormente, trabalhou no jornal Estado de Minas como repórter de Gerais, com contribuições para os cadernos de Política, Economia e Diversidade.