Escritora Adélia Prado é hospitalizada em Divinópolis
Aos 90 anos, esta é a segunda vez em 2026 que Adélia Prado é internada

A escritora mineira Adélia Prado, de 90 anos, foi internada no Hospital São Judas Tadeu, em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Esta é a segunda vez que a poetisa, considerada uma das maiores do país, é hospitalizada neste ano.
Em nota enviada à Itatiaia, a unidade de saúde informou que Adélia “segue em recuperação” e “recebe toda a assistência necessária”. A instituição não divulgou detalhes sobre o motivo da internação, o estado de saúde da escritora ou a data em que ela foi hospitalizada.
Em 19 de janeiro, a autora deu entrada na unidade de saúde após sofrer um acidente doméstico e apresentar fraturas no fêmur, além de lesões no cotovelo e no punho.
Na ocasião, o hospital informou que Adélia passou por duas cirurgias e precisou permanecer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar complicações renais. Ela recebeu alta no dia 7 de fevereiro.
Uma das maiores escritoras do Brasil
Moradora de Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, Adélia Prado é considerada uma das maiores escritoras do país.
Ao longo de sua extensa carreira, escreveu peças de teatro, monólogo, teve obras traduzidas para o inglês e o espanhol, e escreveu até para espetáculos de balé. São mais de 20 obras publicadas, em verso, prosa e antologias.
Em 1978, Adélia Prado venceu o Prêmio Jabuti, um dos mais importantes prêmios literários do país, com a publicação de ‘O Coração Disparado’.
Além do Prêmio Jabuti, Adélia Prado também foi agraciada com o Prêmio ABL de Literatura Infantojuvenil (2007), o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2010), o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (2010) e o Prêmio Clarice Lispector (2016).
Em 2014 foi agraciada com a classe Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural, uma das maiores honrarias do governo brasileiro para o setor cultural. Dois anos depois, foi vencedora do Prêmio do Governo de Minas Gerais de Literatura.
Em 2024, a poetisa foi vencedora do Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), pelo conjunto da sua obra.
André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.
