Dique, cava, sump e barragem: entenda termos da mineração após novo alerta em Minas

Neste domingo (25), uma estrutura da Mina de Fábrica, da Vale, localizada entre Congonhas e Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, rompeu-se, gerou susto e muitos prejuízos

Dique da Vale após vazamento de substâncias no interior de MG

Neste domingo (25), uma estrutura da mineradora Vale, na área conhecida como Mina de Fábrica, rompeu-se entre Congonhas e Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.

O incidente gerou preocupação nas duas cidades justamente na data em que o rompimento da barragem de rejeitos da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, completou sete anos. A tragédia de 2019 gerou 272 mortes.

O local do colapso deste domingo (25) está mais próximo ao centro urbano de Congonhas, mas fica no território do município de Ouro Preto.

Rompimento

Em nota, a Vale tratou o rompimento do fique como “extravasamento de água com sedimentos” de uma cava da mina de Fábrica.

O rompimento da estrutura da Vale provocou o alagamento de áreas na unidade Pires, em Ouro Preto, de propriedade da CSN Mineração, incluindo o almoxarifado, acessos internos, oficinas mecânicas, área de embarque entre outras áreas e atividades.

Segundo o tenente Henrique Barcellos, porta-voz do Corpo de Bombeiros, “houve o rompimento de um sump gerando o extravasamento da água represada”.

“Na mineração é comum a estrutura denominada sump ou reservatório de água, usado para drenar a água que se acumula na cava dessa mina, justamente por uma questão de acúmulo de água da chuva, qualquer infiltração. Então, essa drenagem é feita para que não haja ali um alagamento da região onde ocorre a mineração. Essa água então é drenada para um reservatório chamado sump. Ao que tudo indica até o momento, esse reservatório sofreu um rompimento, um colapso em uma de suas estruturas, e extravasou a água que ele estava contendo por essa drenagem, disse o tenente Henrique Barcellos.

Dique, cava, sump e barragem

Para esclarecer a diferença entre barragem, dique, cava e sump, a Itatiaia pediu uma explicação a Henrique Barcellos sobre cada um desses termos da mineração.

  • A cava é de onde o minério sai;
  • O sump é um buraco de drenagem dentro da cava para retirar água.
  • A barragem é onde o rejeito da produção fica.
  • O dique é uma parede de contenção, podendo ser parte da barragem.

Mais sobre o Sump (ou Sumidouro)

  • Sump é um pequeno reservatório, tanque ou escavação situado na parte mais inferior (fundo) da cava de uma mina.
  • Característica: É temporário e local, servindo para acumular a água que entra na mina (chuva ou lençol freático).
  • Função: Facilitar o bombeamento da água para fora da cava, garantindo a segurança operacional e secando a área de trabalho.

Vídeo mostra momento em que dique da Vale se rompe em Congonhas, em MG

Nota da Vale

A Vale esclarece que, na madrugada deste domingo (25), houve extravasamento de água com sedimentos de uma cava da mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG). O fluxo alcançou algumas áreas de uma empresa. Pessoas e a comunidade da região não foram afetadas. Como é praxe nessas situações, a Vale já comunicou os órgãos competentes e prioriza a proteção das pessoas, comunidades e meio ambiente. As causas do extravasamento de água estão sendo apuradas.

A Vale reforça que o ocorrido não tem qualquer relação com as barragens da empresa na região, que seguem sem alterações nas suas condições de estabilidade e segurança e monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nota da CSN Mineração

Na madrugada de hoje (25/1), houve uma ocorrência em uma cava pertencente à Mineradora Vale, o que provocou o alagamento de áreas na unidade Pires, em Ouro Preto, de propriedade da CSN Mineração, incluindo o Almoxarifado, acessos internos, oficinas mecânicas, área de embarque entre outras áreas e atividades. Importante ressaltar que todas as estruturas de contenção de sedimentos da CSN Mineração estão operando normalmente.

A CSN Mineração informa que, desde o primeiro momento, acompanha a situação de forma permanente e que as autoridades competentes já foram comunicadas.

Nota da Prefeitura de Ouro Preto

A Defesa Civil foi notificada sobre uma ocorrência em uma área rural do município, localizada em região distante tanto da sede quanto dos distritos.

Neste momento, agentes da Secretaria de Segurança e Trânsito, juntamente com o Departamento de Defesa Civil, estão se deslocando até o local para uma averiguação in loco.

Assim que tivermos informações mais precisas, retornaremos com novos esclarecimentos.

Nota do Governo de Minas

O Governo de Minas Gerais, por meio da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, da Polícia Militar de Minas Gerais e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável informa que está atuando com equipes, desde a manhã deste domingo (25/01), entre os municípios de Congonhas e Ouro Preto, na região conhecida como Mina de Fábrica, para verificar ocorrência envolvendo uma estrutura na área de atuação da empresa Vale, com possível impacto na CSN.

As equipes irão permanecer no local até que todos os esclarecimentos sejam prestados para conferência do que motivou tal episódio, bem como possíveis impactos ambientais, humanos e demais.

Reforçando seu compromisso com a transparência, o Governo de Minas seguirá informando imprensa e cidadãos tão logo tenha mais detalhes sobre o fato.

Leia também

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo.
Formada, há 13 anos, em jornalismo, pela Faculdade Pitágoras BH. Pós-graduada em jornalismo digital e produção multimídia.

Ouvindo...