Belo Horizonte
Itatiaia

Dengue em BH: terceira morte pela doença é confirmada e casos crescem 38%

Vítima era mulher, tinha 56 anos, possuía comorbidades e morava na região Oeste; capital ainda tem quase 10 mil casos suspeitos

Por
Brasil é o país com mais casos de dengue no mundo, mostram dados da OMS

Belo Horizonte confirmou, nesta terça-feira (6), a terceira morte causada pela dengue e a primeira no mês de fevereiro. Além disso, o número de casos confirmados na capital mineira cresceu 38%, passando de 1.414 para 1.952. Segundo a PBH, a terceira vítima fatal da dengue era mulher, tinha 56 anos, possuía comorbidades e residia na regional Oeste. Outros 9.558 casos seguem sendo investigados.

De acordo com os dados divulgados, o Barreiro é a regional com o maior número de casos confirmados, seguida pela Nordeste e Venda Nova. Confira abaixo os casos confirmados de dengue em cada regional de Belo Horizonte:

  • Barreiro: 405
  • Nordeste: 242
  • Noroeste: 226
  • Venda Nova: 220
  • Centro-Sul: 204
  • Oeste: 161
  • Leste: 154
  • Norte: 145
  • Ignorado*: 103
  • Pampulha: 92

Casos crescem 68%

Além do aumento nas mortes, o número de casos cresceu 68% nos últimos sete dias, passando de 23.389 no dia 29 de janeiro para 39.282 nesta segunda (5). Segundo o painel de dados, quase 88% dos infectados não possuem comorbidades, enquanto 12,3% possuem algum tipo de doença. A faixa etária entre 20 e 29 anos concentra o maior número de infectados.

Quais são os sintomas da dengue?

O quadro sintomático da dengue inclui, segundo o Ministério da Saúde:

  • Febre alta (maior que 38ºC);
  • Dor no corpo e nas articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo;

Além desses sintomas, o Ministério de Saúde recomenda que as pessoas estejam atentas aos sinais de alerta e de agravamento do quadro, que podem levar a choque grave e até morte. Os sinais de alarma são os seguintes:

  • Dor abdominal intensa e contínua;
  • Vômitos persistentes;
  • Acúmulo de líquidos;
  • Letargia ou irritabilidade;
  • Aumento progressivo do hematócrito;
  • Sangramento de mucosa.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Por

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.