Itatiaia

Conselho Tutelar suspende atendimento presencial em Santa Luzia após conselheiro ser agredido

Trabalhador foi agredido fisicamente pelo pai de uma criança atendida na unidade

Por
Prefeitura de Santa Luzia apura o caso e aciona pasta da Segrança
Prefeitura de Santa Luzia apura o caso e aciona pasta da Segrança • Imagem cedida à Itatiaia

O Conselho Tutelar Distrito, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), suspendeu o atendimento presencial após um conselheiro tutelar ser agredido fisicamente pelo pai de uma criança atendida na unidade. O caso aconteceu nessa segunda-feira (28), na unidade localizada na Avenida Senhor do Bonfim, no bairro São Benedito.

Um comunicado afixado na porta do Conselho informa que o atendimento presencial está suspenso devido à “ausência de condições de segurança para os conselheiros tutelares”. A unidade funciona exclusivamente em regime de plantão até que sejam adotadas medidas para garantir a segurança dos profissionais.

Segundo uma testemunha, que não quis se identificar, o conselheiro foi agredido durante o atendimento. Pessoas que estavam no local precisaram intervir para separar a confusão. Ainda conforme o relato, não havia profissionais de segurança na unidade no momento da agressão.

A testemunha contou à Itatiaia que, após a agressão, o homem teria ameaçado voltar ao local. “Foi uma cena muito assustadora para quem presenciou e mostra o quanto os profissionais que trabalham ali estão expostos”, relatou.

Em nota, a Prefeitura de Santa Luzia informou que o Conselho Tutelar é vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Segundo o município, assim que tomou conhecimento do ocorrido, o secretário de Desenvolvimento Social foi até a unidade para prestar suporte aos servidores. Ao chegar, encontrou a Polícia Militar (PM) no local, realizando os procedimentos necessários.

Ainda conforme a prefeitura, a Secretaria de Segurança Pública também foi acionada para tratar de medidas de fortalecimento da segurança dos servidores e de melhorias nos fluxos de atendimento e atuação conjunta entre os órgãos.

Uma reunião foi marcada para esta quarta-feira (30) para alinhar os fluxos de atuação e discutir ações para melhorar a segurança dos profissionais que trabalham nos Conselhos Tutelares.

Por, Repórter

Jornalista formada pela PUC Minas, é repórter multimídia da Itatiaia com foco na editoria de Cidades. Estagiou na emissora por dois anos e atuou na Brazilian Traffic Network como repórter de trânsito em emissoras de BH. Vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo Universitário 2024 e do Intercom Sudeste 2025.

 

 

Belo Horizonte