Chuvas elevam risco geológico em BH; veja regiões sob alerta
Centro-Sul, Oeste e Nordeste estão em nível forte; outras seis regionais têm risco moderado até quinta (4)

Devido ao volume de chuva das últimas horas e à previsão de novos episódios nos próximos dias, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de risco geológico forte para as regionais Oeste, Centro-Sul e Nordeste, e risco moderado para Venda Nova, Norte, Pampulha, Leste, Noroeste e Barreiro até a próxima quinta-feira (4).
O órgão informou que três regiões da capital já registraram mais de 20% da chuva prevista para todo o mês em apenas três dias: Centro-Sul, com 71,5 mm (21,1%), e Nordeste e Oeste, ambas com 73,8 mm (21,8%). Logo em seguida aparecem Venda Nova, com 65 mm (19,2%), e Barreiro, com 63,3 mm (18,7%).
Leia também:
- Quando vai parar de chover em BH? Meteorologista responde
- BH deve ter queda nas temperaturas máximas de até 7°C; veja a previsão
Nas últimas 12 horas, o maior acumulado foi registrado em Venda Nova, com 47,4 mm (14%), seguido da Pampulha, com 47,2 mm (13,9%), e da regional Nordeste, com 45,8 mm (13,5%).
Se você observar sinais como rachaduras em paredes e muros, portas e janelas empenando, estalos, afundamento de piso ou inclinação de postes e árvores, saia imediatamente do imóvel e ligue para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Sinais de que deslizamentos podem acontecer:
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
- Muros e paredes estufados.
- Estalos.
Recomendações:
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos.
- Coloque calha no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje esgoto nos barrancos.
- Não faça queimadas.
Fonte: Defesa Civil
Nesta quarta-feira (3), a previsão indica que o dia será de céu nublado com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais. A temperatura mínima foi de 17,6 °C, a máxima estimada é de 28 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 50% à tarde.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.



