Chuva forte alaga ruas e coloca seis regionais de BH em risco geológico; veja quais

Defesa Civil aponta risco elevado em várias áreas da capital; moradores registram alagamentos na Avenida do Contorno e em bairros das regiões Centro-Sul, Noroeste e Oeste

Chuva forte alaga ruas e coloca seis regionais de BH em risco geológico; veja quais

Diversos moradores de Belo Horizonte registraram a forte chuva que atingiu boa parte da capital durante a manhã desta quinta-feira (4). Imagens enviadas à Itatiaia mostram a pista alagada na Avenida do Contorno, na saída do Complexo da Lagoinha, em direção a Contagem. Há registros também nos bairros Lourdes, na Região Centro-Sul, Aparecida, na Região Noroeste e no Buritis, na Região Oeste.

Segundo a Defesa Civil da capital, seis regionais estão com risco geológico forte. A cidade registrou temporal nesta manhã e em vários outros dias da semana. Por volta das 11h45, as regiões Barreiro, Oeste, Noroeste, Centro-Sul, Norte e Nordeste apresentavam chuva forte. Já na Pampulha e em Venda Nova, o acumulado era classificado como moderado.

A orientação do órgão é para que motoristas redobrem a atenção e evitem áreas com histórico de alagamento, bem como encostas e barrancos suscetíveis a deslizamentos.

Chuva forte alaga ruas e coloca seis regionais de BH em risco geológico; veja quais

Alerta do Inmet para mais de 140 cidades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentou de 129 para 141 o número de cidades de Minas no alerta vermelho de acumulado de chuva. O aviso foi atualizado na manhã desta quinta (4), vale até as 8h desta sexta (5) e pode ser renovado a qualquer momento.

Estão na lista cidades do Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Jequitinhonha e Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A Inmet cita chuva acima de 100 mm/dia, com grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

Confira a lista completa, aqui!

Instruções do Inmet

  • Desligue aparelhos elétricos, inclusive o quadro geral de energia.
  • Observe alterações nas encostas.
  • Permaneça em local abrigado.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envolvendo-os em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.

Ouvindo...